Atafona em versos no palco do Sesi Campos

Leandro Caldas | 05:02 | 0 comentários

”Depois da chuva? A gratidão é verde depois da chuva”. Os versos são do poema “Estiagem”, do jornalista e também crítico de cinema Aluysio Abreu Barbosa e fez parte, junto com outros 21 poemas, do repertório do espetáculo poético “Pontal”, que foi apresentado na noite desse sábado, no palco do teatro do Sesi, em Campos. A apresentação fez parte da programação em comemoração ao Dia Nacional da Cultura.

Nessa correnteza de encantamento, os marujos da arte em cena, os atores Yve Carvalho, Sidney Navarro e Saullo de Oliveira, interpretam poesias de Aluysio Abreu Barbosa, Antônio Roberto Kapi, Artur Gomes, Adriano Moura e Adriana Medeiros. Os personagens, que são pescadores, em cena, cantam, contam “causos” e refletem sobre a vida em Atafona – praia onde acontece o encontro do mar com o rio Paraíba do Sul, em São João da Barra.
O diretor artístico do Sesi, Fernando Rossi, se refere ao espetáculo “Pontal” como uma obra delicada e criativa. “Anos atrás tive a grata oportunidade de assistir ao espetáculo ‘Pontal’. Fiquei diante de, não vou dizer ‘carpintaria’, mas de uma ‘arquitetura teatral’ delicada e criativa. Kapi (O arquiteto), saudoso artista, talentoso e merecedor de respeito, admiração e reconhecimento. Ele criou um ambiente perfeito para a encenação dos poemas, um bar localizado justamente no Pontal de Atafona”, conta.
O ator Saullo de Oliveira chegou a destacar: “É muito bom contar e cantar a minha aldeia”, ele que é de São João da Barra.
Após a apresentação, os atores Yve, Sidney e Saullo, como de hábito, sentaram no palco e abriram um bate papo com a plateia, majoritariamente formada por estudantes da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e Universidade Federal Fluminense (UFF) em Campos, que organizaram o Encontro Universitário de Cultura (Enuc), do qual “Pontal” foi parte e cuja programação também se estende nesta segunda.
(D.P.P.) / Jornal Terceira Via

Category:

0 comentários

!-- -->