Procissão de Nossa Senhora da Penha é patrimônio Cultural Imaterial do Rio

Leandro Caldas | 11:48 | 0 comentários

A Assembleia Legislativa (Alerj) aprovou na tarde desta terça-feira, 22, projeto de lei de autoria do deputado estadual Bruno Dauaire (PR) que torna a procissão terrestre de Nossa Senhora da Penha, padroeira de Atafona, distrito de São João da Barra, patrimônio cultural imaterial do Estado do Rio de Janeiro. A devoção à santa que abençoa a foz do rio Paraíba do Sul, reduto de pescadores, é uma das mais importantes do catolicismo em todo o Norte e Noroeste Fluminense. Atrai inclusive fiéis da capital e de estados vizinhos.
O projeto começou a tramitar na Alerj após nota publicada por este blogueiro na coluna Caiu na Rede (aqui). Em 2014, durante a visita do governador Pezão (PMDB) a praia sanjoanense durante uma festa da Penha, a Prefitura chegou a anunciar o título concedido à procissão, mas nada de oficial havia sido feito até esta terça-feira.
A aprovação já transforma o projeto em lei, cuja vigência ajudará a preservar a tradição que vem desde o século XIX. A conquista é uma homenagem que se fará perpetuar pelas futuras gerações. A garantia de manter essa história pelos jovens e crianças, hoje e sempre, explica o deputado Bruno, autor do projeto, é o principal objetivo.
Mais de dez mil fiéis acompanharam a procissão no ano passado, segundo a Prefeitura. Eles percorrem as principais ruas de Atafona com a imagem da santa e de outros santos católicos. “É um grande ato de fé cristã, de muita emoção. Divulga Atafona a toda a nossa São João da Barra, preserva nossa história e é também um símbolo da vocação sanjoanense pelo turismo religioso”, destaca Bruno.
Fonte: Folha da Manhã / Arnaldo Neto

Category:

0 comentários

!-- -->