Momento de conscientização relacionado à tuberculose

Leandro Caldas | 19:22 | 0 comentários

Para lembrar o Dia Mundial da Luta contra a Tuberculose, celebrado em 24 de março, a secretaria municipal de Saúde de São João da Barra promove, nesta quarta-feira, 23, às 9h, na Policlínica, um momento de conscientização relacionado à doença. A ação envolve vários programas da secretaria de Saúde, entre eles de Combate à Tuberculose, Educação em Saúde, Hanseníase, Hiperdia, Tabagismo, Dst/Aids, entre outros.

O município já vem trabalhando junto às Unidades da Estratégia Saúde da Família uma campanha de educação à comunidade com informações sobre o modo de transmissão, prevenção e tratamento da doença.

– O envolvimento dos agentes comunitários de saúde na detecção precoce e acompanhamento dos pacientes em tratamento tem dado ótimos resultados no controle da doença, pois esses profissionais, além de capacitados para tal ação, estão inseridos na comunidade e conhecem todos os usuários assistidos por eles – explica a coordenadora de Educação em Saúde em São João da Barra, Luziane Ambrósio.

Doença - A tuberculose é uma doença infecciosa e contagiosa causada por uma bactéria que ataca principalmente os pulmões, mas pode ocorrer em outras partes do corpo como ossos, rins e meninges (as membranas que envolvem o cérebro), sendo transmitida de pessoa a pessoa. Ao espirrar ou tossir ou falar, o doente com tuberculose nos pulmões expele as bactérias que podem ser aspiradas por outras pessoas. Seu principal sintoma é a tosse por mais de 3 semanas, que pode estar acompanhada de um dos seguintes sintomas: falta de apetite, perda de peso, cansaço, dor no peito, febre no final da tarde e suor noturno.

A melhor forma de prevenir a transmissão da doença é fazer o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível, manter a casa bem arejada e deixar a luz solar entrar e a vacinação com a BCG dada ao nascer. Vale ressaltar que a vacina BCG só protege as crianças contra as formas mais graves da doença. O tratamento deve ser feito por um período de 6 meses, diariamente e sem nenhuma interrupção.

São notificados, no Brasil a cada ano, aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem 4,6 mil mortes em decorrência da doença. O Brasil ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 80% do total de casos de tuberculose no mundo.

Fonte: Secom - SJB


Category:

0 comentários

!-- -->