Ponte será entregue em outubro

Leandro Caldas | 11:39 | 0 comentários

Júlio César Barreto (estagiário)
Fotos: Tércio Teixeira

Antes prevista para ser entregue em julho deste ano, os sanfranciscanos e sanjoanenses só devem passar a contar com a Ponte da Integração em outubro. A obra, orçada em torno de R$ 105 milhões, possui atualmente 55% dos trabalhos concluídos. O nível do rio Paraíba do Sul, quando está alto, atrapalha o andamento da empreitada.
O diretor da divisão do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ), em Campos, Ivan do Amaral informou que a cabeceira do lado de São João da Barra (SJB) já está pronta. Os trabalhos nesse trecho do lado de São Francisco de Itabapoana (SFI) estão previstos para serem iniciados nesta semana, quando deve chegar o guindaste responsável por colocar as vigas — que já estão no canteiro de obras e pesam entre 20 a 30 toneladas — no lugar. “Em um dia dá para fazer esse trabalho”, acrescentou. O equipamento já chegou ao Porto do Açu.
Segundo Ivan, as vigas que vão ficar sobre a atual rodovia estadual, que liga SFI a Campos, ainda não serão colocadas, pois impediriam o tráfego no local. “O novo traçado da RJ 196, que inclui a ponte, já está sendo finalizado”, explica.
Sobre o andamento do trabalho da ponte no rio, ele disse que os operários estão estaqueando os pilares. “Estamos no número 24, faltam sete. Até o final de abril, esse trabalho deve está concluído”, contou. Em toda a extensão da ponte são 35 pilares. De acordo com o DER-RJ também está sendo feito o trabalho de cravar os pilares da margem esquerda.
Na tarde da última sexta-feira foi finalizado parte do primeiro pilar localizado dentro do rio, que tem complicado o andamento da obra. Por meio de nota, o DER-RJ ressaltou que se a cota estiver muito alta, os operários ficam impossibilitados de agir. A chuva que atingiu São Paulo nos últimos dias já preocupa.
Do lado de SJB, 444 metros de laje já foram concluídos e em breve os caminhões de concreto e outros veículos de apoio já devem subir pela ponte, que contará com 1.344 metros de extensão e 16,20 metros de largura. Atualmente cerca de 100 operários trabalham no local.
Amaral também ressaltou que toda a extensão da ponte será iluminada, contará com passagens para pedestres e barreira New Jersey (para impacto de possíveis acidentes), além de servir de passagem para serviços públicos, com água encantada e telefonia. “Vai ficar uma construção muito bonita quando estiver finalizada”, conclui.
Três décadas de espera para ligar SFI a SJB
Depois de quase três décadas após a paralisação das obras da ponte João Figueiredo, SFI e SJB finalmente estão próximos de ganhar um acesso terrestre. De acordo com o DER-RJ o tempo de viagem entre os dois municípios vai diminuir em torno de 1h 20 com a conclusão da Ponte da Integração, já que não será mais necessário passar por Campos.
O órgão, responsável pela obra, também enfatizou os benefícios no ramo do turismo e agricultura que o Norte Fluminense e, em especial, as duas cidades, vão ter quando a construção for finalizada. “A estrutura será fundamental para o desenvolvimento econômico da região, incrementando o escoamento da produção do polo de fruticultura, assim como a de cana de açúcar nas usinas instaladas no Norte Fluminense”, dizia a nota. “A ponte facilitará o acesso de mais visitantes às diversas praias e hotéis-fazenda situados nos municípios de SJB e SFI, promovendo o crescimento do fluxo turístico e gerando novos empregos, resultando em melhor qualidade de vida da população abrangida”, conclui.
Conclusão da obra adiada pela terceira vez
A pedra fundamental da ponte da Integração foi lançada em junho de 2014, com a presença do governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) e com previsão de conclusão em 12 meses. No entanto, segundo Ivan, a obra só começou efetivamente em setembro daquele ano e, ainda, houve uma paralisação entre dezembro e maio. Com esses atrasos, a previsão de entrega passou para 2016.
Em agosto do ano passado, Pezão esteve em São Francisco de Itabapoana para entrega da Clínica da Família e cravou: “Quero entregar a ponte em maio de 2016”. Com o ritmo das obras abaixo da expectativa, Ivan declarou à Folha em dezembro do ano passado que a conclusão seria no mês de julho.
Agora a previsão de entrega foi adiada novamente, pela terceira vez. A expectativa é para outubro. No entanto, há quem acredite que as obras ainda serão prorrogadas até o ano que vem.

Fonte: Folha da Manhã

Category:

0 comentários

!-- -->