Prefeitura pretende facilitar o acesso do turista aos melhores lugares da cidade

A prefeitura de Macaé está sinalizando todos os principais pontos turísticos da cidade para melhorar o acesso e a localização para os visitantes e os próprios moradores. A orla praiana já recebeu placas que foram instaladas em Imbetiba, Cavaleiros, Pecado, Campista e na Lagoa de Imboassica.

Os próximos locais a receber as placas serão ao longo das RJ-168 e RJ-162, sinalizando os distritos serranos e as respectivas atividades turísticas que podem ser feitas nos locais. O projeto é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Tecnológico e Turismo. A ação surgiu depois que foram feitos estudos e visitas técnicas, considerando os exemplos de outras cidades turísticas - um dos itens apontados como fundamental no Guia Brasileiro de Sinalização Turística.

"Investir em sinalização turística é qualificar a atividade, impactando a percepção que o turista levará de sua experiência com o destino" justifica o titular da secretaria, Vandré Guimarães. Ele entende que essa comunicação visual facilitará ao turista identificar e se orientar sobre as atratividades e os equipamentos turísticos.

Tânia Garabini = Jornal Terceira Via

Foto: Rodrigo Silveira

A bandeira tarifária na conta de luz para o mês de abril será verde, sem custo extra para os consumidores. A informação foi divulgada nessa terça-feira (29) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e três fatores principais contribuíram para a mudança para a bandeira verde: a evolução positiva do período úmido de 2016, que recompõe os reservatórios das hidrelétricas; o aumento de energia disponível com redução de demanda; e a adição de novas usinas ao sistema elétrico brasileiro. Criado pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza com precisão o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o uso consciente da energia elétrica.
A diretoria da Aneel determinou o acionamento da bandeira verde para todo o Brasil no mês de abril, a partir da simulação dos custos a serem cobertos pela Conta Bandeiras Tarifárias, de forma a assegurar o equilíbrio entre usos e recursos e sinalizar aos consumidores o custo real da energia elétrica. No sistema de bandeiras, as cores verde, amarela ou vermelha indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração de eletricidade. (A.N.)


Folha da Manhã
A  Ex Prefeita Carla Machado em sua página da rede social, anunciou nesta tarde a sua pré candidatura no Partido Progressista à convite de Vice Governador do RJ e nesse momento Governador interino Francisco Dornelles.


Guerreir@s...

Estive com o nosso querido amigo Francisco Dornelles e aceitei o convite para ingressar no Partido Progressista. 
Agradeço de coração ao apoio que recebi do nosso amigo Washington Quaquá e da nossa irmã Sônia Pereira. 
Continuaremos todos juntos para reconstruir SJB. 
Agora sou pré candidata a Prefeita pelo 11- PP!
‪#‎VamosQVamos‬!!!
Bj no

Foto: Reprodução do Facebook


A equipe do Hemocentro Regional de Campos está preocupada com a baixa no estoque de sangue da unidade, que tem recebido uma média de 20 doadores/dia, mas precisa de no mínimo, 70 doações por dia para manter seu estoque equilibrado. Algumas cirurgias eletivas, que não são urgentes, já estão sendo adiadas por falta de sangue. Nesta segunda-feira (28/03), menos de 10 pessoas comparecerem ao Hemocentro para doar.
A assistente social da unidade, Cristiane de Barros, ressalta que o Hemocentro está precisando de doações de todos os tipos sanguíneos. “Doar sangue é um ato de solidariedade, de amor ao próximo e de cidadania. Precisamos sensibilizar um número maior de pessoas para que venham doar”, afirma. 
O Hemocentro funciona diariamente, das 7h às 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Para doar é preciso levar um documento original de identidade com foto, ter peso superior a 50 Kg, idade entre 16 e 67 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas.
Doadores com 16 e 17 anos devem preencher formulário próprio fornecido pelo Hemocentro Regional de Campos, com o consentimento formal do responsável legal para cada doação, e com cópia da identidade oficial do responsável anexada. Candidatos com idade superior a 60 anos só poderão doar se realizaram doações de sangue anteriormente.

Ururau

Um guarda civil municipal foi baleado e morto na noite desta terça-feira (29), por volta das 19h30, enquanto trafegava pela RJ 236, que liga as localidades de Goitacazes e Tocos na Baixada Campista. Após os disparos o veículo, que seguia com sentido a Tocos teria ficado fora de controle, atravessado a rodovia e colidido com um poste. Parentes de Altair Ribeiro da Silva, de 56 anos, contaram que o homem saiu de Goitacazes em direção ao Solar do Colégio, onde estaria de plantão à noite.

Segundo as primeiras informações da perícia no local, Altair foi atingido por um tiro na face, com arma de forte impacto. Maiores detalhes só serão possíveis com perícia mais detalhada no Instituto Médico Legal (IML), para onde o corpo foi removido.

A Guarda Civil Municipal está no local. Com o impacto da colisão, o poste ficou preso aos fios e pendente sobre parte da rodovia. O trânsito flui em meia pista.



Marcus Pinheiro Folha da Manhã
Quatro projetos de lei foram apreciados pelo plenário da Câmara de São João da Barra na sessão desta terça-feira (29). Dois deles foram lidos e encaminhados às comissões de Justiça e Redação e Finanças e Orçamento. Tratam-se do 011/2016, que autoriza o Executivo a abrir crédito adicional especial no valor de R$ 8.639.406,18, por anulação parcial de dotação, para despesa com obrigação patronal e o 012/2016, que autoriza o Executivo a alterar a LOA para incorporar as modificações introduzidas pela Lei 388/2015, que criou o Instituto de Previdência Municipal.  

O plenário também aprovou os pareceres aos projetos de lei nº 008/2016 e nº 009/2016, propostos por Franquis Arêas e Elísio Rodrigues, respectivamente. O primeiro denomina de Benedito Manhães, o trecho de rua que se encontra localizada entre o CRAS e o posto de combustível de Cazumbá. Já o segundo denomina de Vanilda Ferreira da Silva, o Programa Saúde da Família (PSF) de Grussaí. 

Fonte: CMSJB


Nascido em São João da Barra, em 25 de abril de 1953, Sena saiu do interior fluminense para vencer no futebol. Em 1972 partiu em direção ao Rio de Janeiro para tentar a sorte no Vasco, indicado que foi por um jogador do próprio clube, o lateral Paulo César. Logo de cara já teve a primeira decepção, pois o técnico do juvenil, Célio de Souza, sequer deu condições ao jovem de realizar um treino, alegando que o mesmo era muito franzino. Sem desistir do sonho, voltou para São João da Barra com a promessa do próprio Paulo César de entrar em contato com o Zico, que já despontava na Gávea, para que ele fizesse um teste no Flamengo, agora no seu time de coração, para onde ele gostaria de ter ido direto. 

Ainda no ano de 1972, voltou e foi direto para o time juvenil, que tinha como responsável os treinadores Miraglia e Modesto Bria. Permaneceu no clube por oito meses, onde teve poucas oportunidades e ficou mais na reserva, mas jogou na posição que mais gostava, de ponta de lança. No final do mesmo ano diversos jogadores foram dispensados, entre eles, estava na relação o garoto Sena. 

Ao sair da Gávea, um funcionário do clube o encaminhou ao vice-presidente do São Cristóvão e já no dia seguinte estava em Figueira de Melo. Depois de uns meses em experiência, o técnico Pavão o avisou que ele estava aprovado para defender o time juvenil. Corria o ano de 1973 e Sena acabou como principal artilheiro do campeonato da divisão, colocando o São Cristóvão na quarta colocação do certame. Foi logo promovido para o time principal e no ano de 1974, assinou o seu primeiro contrato como profissional. Não demorou muito e logo conseguiu uma vaga no time titular e os gols foram saindo naturalmente, e sua fama de artilheiro despontava no futebol carioca. Um jogo em especial, contra o Flamengo, pelo Campeonato Carioca, mais precisamente em 29 de março de 1975, foi inesquecível para o atacante. Depois de estar perdendo por 2 x 0, com dois gols de Zico, o São Cristóvão virou o placar para 3 x 2, com Sena marcando dois gols, aos 44 minutos do 1º tempo e aos 36 da etapa final. O terceiro gol foi marcado por Santos, completando a virada aos 42 minutos. 

Foi inevitável o interesse de outros clubes, mas um empresário fez o inesperado e incrível convite: jogar no Atlético de Madrid, da Espanha. A negociação foi concretizada e seu passe foi vendido por 120.000 dólares. Em 23 de julho de 1975, Sena partiu pra Europa sonhando em conquistar a Espanha. Foram quatro meses como titular, mas com poucos gols. Com a chegada dos brasileiros Luís Pereira e Leivinha – naquela época uma equipe não podia escalar mais do que dois estrangeiros – foi emprestado ao Rayo Vallecano, da segunda divisão espanhola, que não deixava de ser uma espécie de filial do Atlético. O time era treinado pelo lendário Di Stéfano e, na segunda divisão, ficou meio esquecido e alguns problemas internos e a saudade da mulher, que havia voltado ao Brasil para ganhar o primeiro filho do casal – o Leandro – foram minando a sua trajetória na Espanha. 

Uma proposta do América, do Rio, foi a senha para que o atleta, depois de um ano e três meses, retornasse ao futebol brasileiro. Sua passagem pelo América não foi feliz, pois uma contusão na clavícula o afastou dos gramados por um bom tempo. Quando retornou, não recuperou a posição e acabou na reserva. 

No início de 1977 foi emprestado ao Vitória, da Bahia, o que foi para ele um ótimo negócio, pois os gols voltaram e acabou artilheiro do campeonato baiano com 18 gols. Foi a senha para que o clube baiano adquirisse em definitivo o passe do atacante junto ao time carioca. O ano de 1978 tinha tudo para ser de confirmação do artilheiro, mas uma fatalidade, a perda de seu filho ainda pequeno, em sua casa, na cidade de Salvador, foi um baque muito grande e desestruturou por completo a sua vida. Com o passar do tempo as coisas foram voltando ao seu devido lugar e os gols marcados em 1979 colocaram Sena entre os maiores artilheiros do ano no futebol brasileiro. O Vitória conquistou o 1º turno do baiano, em 1979, e o seu técnico, Aymoré Moreira, chegou a compará-lo ao atacante Palhinha, ex-Cruzeiro. Mesmo perdendo o título regional para o rival Bahia, a artilharia ficou com o atacante, que fez 25 gols.

Em 1980, Sena foi defender o Santa Cruz e conquistou o título do 1º turno pernambucano. Na decisão do campeonato estadual acabou vice-campeão novamente, mas foi o artilheiro do certame com 23 gols marcados. A passagem pelo Palmeiras, em 1981, foi rápida, mas o suficiente para deixar a sua marca de artilheiro na campanha do Torneio Seletivo da Taça de Prata, onde o Palmeiras foi o campeão e acabou classificado à 2ª fase da Taça de Ouro do mesmo ano. No jogo decisivo contra o Guarani, na vitória por 2 x 1, marcou os dois gols. Pelo time paulista fez apenas 22 jogos e marcou 8 gols. 

Ainda em 1981 retornou ao futebol baiano, agora para defender o Bahia, seu algoz dos tempos de Vitória. Permaneceu até 1983 e nesse período conquistou o tricampeonato baiano. Formou com o atacante Dario uma dupla infernal de artilheiros. Em 1982 sofreu uma grave contusão no joelho – ruptura dos ligamentos – que o afastou dos gramados por um bom tempo. Retornou em 1983, no próprio Bahia, para posteriormente comprar o seu passe e seguir a sua carreira em outras equipes. 

A partir de 1984 passou por diversos times, entre os quais: Taquaritinga (SP), Leônico (BA), Flamengo (PI), Uberlândia (MG), Taguatinga (DF), Americano e Goytacaz, de Campos, e finalmente no Guarapari, onde encerrou a sua carreira conquistando o título de campeão capixaba de 1987. 

Logo depois iniciou a sua nova etapa como técnico e trabalhou em algumas equipes de pequeno porte, inclusive, o Esporte Clube São João da Barra, onde conquistou o título da Terceira Divisão de Profissionais do Estado do Rio, em 2010. 

Por: Ademir Tadeu / Foto: Google / SJB Online 










Durante a festa de Nossa Senhora da Penha, que acontece de 1 a 4 de abril em São João da Barra, os visitantes poderão acompanhar a exposição “Navegando na Fé”.

Realizada pela Prumo, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São João da Barra, a exposição mostra a tradição das procissões fluviais, que atravessa os séculos e mobiliza milhares de pessoas em homenagem a Nossa Senhora da Penha.

“A exposição conta com 43 fotos coloridas que valorizam a tradição cultural dos pescadores de São João da Barra. Cada uma delas retrata um momento diferente das procissões fluviais”, conta Gleide Gomes, coordenadora de Responsabilidade Social da Prumo.

As fotos podem ser vistas no Salão de Festas Nossa Senhora da Penha (atrás da igreja), em Atafona. A abertura da exposição será no dia 1º, às 20h. Nos outros dias, ela pode ser visitada das 10h às 22h.

Fonte: PRUMO


Prefeitos de municípios fluminenses serão convidados para a apresentação dos relatórios de Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) do Estado do Rio, produizidos pelo consórcio Cobrape-Oikos em parceria com a secretaria de Estado do Ambiente (SEA). O convite partiu da comissão especial criada na Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) para acompanhar e fiscalizar a implementação do zoneamento, criado pela Lei 5.067/07 mas, até hoje, não executado. O grupo realizou uma audiência pública nesta segunda-feira (28/03) para receber a equipe do consócio responsável pelas diretrizes de zoneamento.
Segundo o presidente da comissão, deputado André Lazaroni (PMDB), a política de zoneamento ecológico-econômico foi pensada com o propósito de conciliar gestão ambiental e desenvolvimento econômico. Para o deputado, o resultado do projeto dependerá do grau de participação em cada município: “Um instrumento tão importante como o zoneamento tem deixado a desejar nos municípios. Vamos convidar a sociedade civil, todas as prefeituras e os orgãos competentes para que a COPPE-UFRJ e o consórcio Cobrape-Oikos possam apresentar os estudos e as diretrizes que já foram desenhadas”, explicou Lazaroni. .
 
Segundo o representante da Cobrape-Oikos, Carlos Verdini Clare, o mapeamento das zonas ecológico-econômicas realizado pela empresa em parceria com a SEA projeta o que se espera do Estado do Rio até 2030. “O ZEE nada mais é que um mapa do estado em conjunto com um painel de diretrizes. Fazemos uma análise do território e pensamos qual futuro se pretende para esse local”, disse.

Mapeamento
Segundo Carlos Verdini, os estudos foram inciados pela COPPE-UFRJ e estão sendo concluidos pelo consorcio Cobrape-Oikos. "Contamos com uma equipe multidisciplinar, com biólogos, geologos, engenheiros, arquitetos. Dividimos o Rio em nove regiões hidrograficas everificamos as  vocações e caracteristicas de cada região”, explica. Os relatórios de zoneamento foram elaborados com a participação das populações locais envolvidas, por meio de consultas públicas. O trabalho pode ser acompanhado pelo site http://zee-rj.com.br/
A nova audiência, com a participação da sociedade civil e prefeituras das cidades envolvidas no mapeamento, deverá acontecer em duas semanas, com uma apresentação do pré-projeto de zoneamento produzido pelo consórcio Cobrape-Oikos. 

Fonte: Alerj


O caso Isabella completa oito anos nesta terça-feira (29) sem um desfecho. Isso porque a defesa do casal Nardoni aguarda a Justiça julgar um último recurso que pede a anulação do júri que condenou o pai e a madrasta da menina pelo assassinato dela. Além disso, a Polícia Civil abriu recentemente um novo inquérito para apurar se o avô paterno da criança também teve participação no crime.

Isabella tinha 5 anos de idade quando foi encontrada morta no jardim do Edifício London, na Zona Norte da capital, na noite de 29 de março de 2008. Para a acusação, a madrasta asfixiou a criança, após discutir com ela, e o pai a jogou da janela do sexto andar do prédio. Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá sempre negaram o homicídio. Sustentavam que um invasor, que nunca foi identificado, matou a menina.

Em entrevista ao G1, o advogado Roberto Podval, que defende o casal, afirmou que aguarda o Supremo Tribunal Federal (STF) julgar o pedido para que seus clientes tenham um novo julgamento.
“A defesa aguarda o julgamento do Supremo, que vai decidir sobre a nulidade do processo, haja visto que o casal já foi condenado pela mídia e opinião pública antes mesmo de ter sido julgado. Nos Estados Unidos, isso já caberia um novo júri”, disse Podval na segunda-feira (28). “A defesa também pediu a rediscussão do tempo da pena. Espero que os pedidos sejam julgados até o fim deste ano”.

Em março de 2010, a Justiça de São Paulo condenou o casal Nardoni à prisão pela morte de Isabella. Alexandre recebeu pena que foi reduzida para 30 anos, 2 meses e 20 dias, e Anna Carolina, a 26 anos e 8 meses. Os dois estão detidos em Tremembé, interior do estado.

'Novo laudo'
A defesa quer a anulação do júri para poder solicitar à Justiça a inclusão de um parecer técnico e de uma animação feitos em 2013 pelo perito norte-americano James Hahn, diretor do Instituto de Engenharia Biomédica da Universidade George Washington. O documento apontou que as marcas nos pescoço de Isabella "não são de mãos humanas". Desse modo, a perícia concluiu que elas não poderiam ter sido causadas nem pela madrasta e nem pelo pai de Isabella.

O estudo foi encomendado por Roberto e pela advogada e perita Roselle Sóglio. O 'laudo particular' de 65 páginas analisou o trabalho da polícia, do Ministério Público (MP) e da Superintendência da Política Técnico-Científica Instituto de Criminalística (SPTC) de São Paulo - que sustentaram que a esganadura teria sido um dos fatores determinantes na morte de Isabella, junto com o fato de ela ter sido jogada pela janela.
Para a realização do 'novo laudo' foram usadas fotos e até mesmo moldes feitos das mãos de Alexandre e Anna Carolina. Com base neles foram considerados o papel de cada dedo no processo de esganadura, no tipo de força necessária e nos movimentos que teriam sido exercidos.
Os advogados do casal disseram que o novo laudo reforça a tese da defesa de que as provas seriam insuficientes para condenar os Nardoni. Isso porque o perito informou que pela falta de marcas de polegares na frente do pescoço, a menina não foi esganada por mãos e dedos humanos. O relatório não apontou o que poderia ter provocado os ferimentos.
Para os advogados de defesa, a suspeita é de que os machucados no pescoço seriam consequências da queda de Isabella do 6º andar.

“O laudo é claro em informar que as lesões não foram provocadas nem pelas mãos de Anna nem de Alexandre e muito menos por qualquer coisa que se assemelhe a mãos. Não é uma mão”, afirmou Roselle à equipe de reportagem, na segunda-feira. A advogada ainda criticou o laudo oficial da SPTC. “Foi o maior erro do judiciário brasileiro”.

Procurada na segunda-feira pelo G1, a perita aposentada Rosangêla Monteiro, que foi responsável por coordenar os laudos produzidos pela Superintendência da Polícia Técnico-Científica rebateu às críticas da defesa do casal.
"As lesão são compatíveis com esganadura, asfixia por mãos. Às vezes nós encontramos três, dois dedos. Uma imagem vale mais do que mil palavras, tanto é que o casal está preso", disse Rosângela. "Uma asfixia não se caracteriza só por marcar externas, mas internas também".

Avô de Isabella
Se por um lado a defesa quer a anulação do julgamento por entender que o casal Nardoni é inocente, a acusação quer que a polícia investigue se o avô paterno de Isabella também estaria envolvido no crime.

Em 16 de dezembro do ano passado, o MP pediu para o Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) instaurar um novo inquérito do caso Isabella. A solicitação foi feita pela promotora Kátia Peixoto Villani Pinheiro Rodrigues. O pedido foi motivado pelo depoimento de duas novas testemunhas que denunciaram a suposta relação do advogado Antônio Nardoni, avô da menina, com a morte da neta.

A testemunha é funcionária da Penitenciária Feminina de Tremembé, onde Anna Carolina está presa cumprindo pena.

Em reportagens exibidas pelo Fantástico, nos dias 7 de dezembro de 2014 e 12 de abril de 2015, as duas funcionárias haviam dito que Anna assumiu ter batido em Isabella, no carro do casal. Após uma série de agressões, a menina teria ficado inerte no apartamento do casal Nardoni.

Anna Carolina e Alexandre achavam que a menina já estava morta. Segundo a testemunha, a madrasta de Isabella telefonou para o sogro, que sugeriu que os dois simulassem um acidente com a criança.

Em seguida, Alexandre jogou a filha pela janela. Depois, Anna Carolina teria entrado em choque ao saber que a garota ainda estava viva. Isabella não resistiu aos ferimentos e morreu.


G1 não conseguiu localizar a promotora do caso para comentar o assunto. A equipe de reportagem também não teve resposta da Secretaria da Segurança Pública (SSP) sobre como está a apuração do DHPP.

Policiais envolvidos na investigação disseram ao G1 que ainda não há indícios que comprovem a denúncia feita pela funcionária contra Antônio. Além da testemunha, o DHPP ouviu os depoimentos de outros funcionários da penitenciária, de Anna Carolina e de parentes dela.  Os próximos passos do departamento serão ouvir Antônio e Alexandre.

“Acho que o MP tendo acesso à informação tem que investigar, mas não tem cabimento”, disse Podval. “O senhor Antonio Nardoni é inocente”.

A equipe de reportagem não localizou Ana Carolina Oliveira, mãe de Isabella, ou sua advogada para falarem.

G1
29/03/2016 03h42 - Atualizado em 29/03/2016 07h48
Um avião da companhia aérea egípcia Egyptair, que faria a rota Alexandria/Cairo, foi sequestrado na madrugada desta terça-feira (29) por um homem que estaria com um cinturão de explosivos amarrado ao corpo, informou o Ministério de Aviação Civil do Egito. Por volta das 7h30, as negociações estavam em andamento e sete pessoas permaneciam sob poder do sequestrador.

A aeronave, um Airbus A320, decolou do Aeroporto Burg al Arab, em Alexandria, foi desviado de sua rota por volta de 8h30 (local) e pousou no Aeroporto de Larnaca, no Chipre, 20 minutos após o comandante Omar Yamal avisar a torre de controle cipriota.
O avião estacionou em uma área isolada foi observado de longe por policiais. As negociações começaram logo após a aterrissagem da aeronave.

O Ministério de Negócios Estrangeiros do Chipre informou que o sequestrador se chama Seif Eldin Mustafa, mas não deu mais detalhes, segundo a Reuters. O presidente cipriota descartou que a ação esteja relacionada a terrorismo, segundo a France Presse.

A Egyptair confirmou que 81 pessoas estavam a bordo do Airbus, contando com os integrantes da tripulação. Aos poucos, os passageiros foram sendo liberados.
Por volta de 4h30 (no Brasil), o sequestrador libertou a maior parte dos passageiros, segundo a Egyptair. Mais de uma hora depois, ele libertou quatro passageiros estrangeiros. A tripulação (ao menos 7 pessoas), no entanto, foi mantida refém. Às 7h30, quatro tripulantes e três passageiros seguiam retidos na aeronave.

Informações desencontradas
As motivações do sequestro ainda não estão claras. Uma rádio local noticiou que o homem teria pedido asilo ao Chipre. Duas emissoras cipriotas relataram que o sequestrador tinha deixado cair uma carta no aeroporto de Larnaca, na qual que parecia exigir a libertação de prisioneiros no Egito.
A Reuters chegou a informar no início da manhã que sequestrador era um cidadão egípcio chamado Ibrahim Samaha e que sua mulher, cujo nome não foi divulgado, viveria no Chipre.

As agências de notícias especulam que o homem disse ter bombas ao corpo, mas as autoridades não confirmaram a informação.
A polícia local está em alerta e o ministro cipriota da Ordem Pública, Ionas Nikolaou, foi chamado para uma reunião de emergência.
Por conta do sequestro, o Chipre fechou o Aeroporto de Larnaca. Os voos foram desviados para outros complexos.
Ao menos 21 estrangeiros de oito nacionalidades viajavam no avião: oito norte-americanos, quatro holandeses, quatro britânicos, dois belgas, um francês, um sírio e um italiano.

Uma pessoa ao telefone na escada de acesso a avião sequestrado (Foto: Yiannis Kourtoglou / Reuters)Uma pessoa ao telefone na escada de acesso a avião sequestrado (Foto: Yiannis Kourtoglou / Reuters)


G1
Thaís Tostes - Folha da Manhã
Foto: Rodrigo Silveira
Campos dos Goytacazes, município que é um dos maiores polos universitários do país, reunindo cerca de 40 mil estudantes; que é cortado pelas águas do rio Paraíba do Sul (não tão volumosas como antes, mas ainda assim de grande beleza); e que reúne uma população forte, composta em sua maioria por negros; está completando 181 anos de registro. Foi em 28 de março de 1835 que a Vila de São Salvador ganhou a etiqueta de cidade. Em comparação às grandes cidades do mundo, Campos há muito que crescer, é verdade, mas reúne peculiaridades que a fazem um local confortável para um grande número de pessoas.
O município que possui pouco mais de meio milhão de habitantes origina centenas de artistas multi talentosos. Nesse seu aniversário, a planície em que sobrevive a lenda do grande jacaré que vivia submerso às águas do Paraíba será palco para uma curta adaptação da lenda “O Ururau da Lapa”. A peça será apresentada nesta segunda-feira (28), com início às 8h, no pátio da Prefeitura de Campos, pelos integrantes do Grupo Oficina de Texto Terra da Alegria (Gotta), que é formado por alunos da Escola Municipal Professora Sebastiana Machado Silva, do bairro IPS.
As terras que eram ocupadas pelos habitantes originais de Campos — os índios goitacá, divididos em Guarulhos e Puris — começaram a ser colonizadas em 1627, com a chegada dos Sete Capitães, como conta o Instituto Historiar. A área geográfica foi às mãos da capitania de São Tomé e, meio século depois, tornou-se a vila de São Salvador dos Campos. Na segunda metade do século 17 e na primeira metade do século 18, Campos foi palco de violentos conflitos por posses de terras. Atualmente, o município apresenta uma grande concentração fundiária; e possui ocupações do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) das quase nunca se ouve falar. É, também, a cidade canavieira que manteve trabalho escravo em lavouras, como já escreveu o blogueiro super conceituado Leonardo Sakamoto.
Campos é essa cidade que carrega em sua história, simultaneamente, a classificação de “a última cidade brasileira a abolir a escravidão” e a autoria de um movimento abolicionista. Em 17 de julho de 1881, foi fundada a Sociedade Campista Emancipadora, que propagava a luta pela emancipação dos negros, e foram o jornalista Luís Carlos de Lacerda e o ativista José Carlos do Patrocínio (conhecido como o “Tigre da Abolição”) um dos maiores expoentes desta causa.
— Acho que Campos precisa se livrar de uns ranços históricos. Um bom exemplo é que, aqui, o doce do açúcar foi conseguido por meio do amargo da escravidão. É uma cidade de nome indígena, com forte formação negra e que continua com mentalidade preconceituosa em relação a estas duas raças. Existe certo pedantismo social que já era lamentável em outras épocas; e, agora, além de continuar sendo lamentável é, também, injustificável do ponto de vista econômico — comentou o professor de História, pesquisador de Cultura Popular e agitador cultural, Marcelo Sampaio.

Folha da Manhã
Carolina Barbosa Folha da Manhã
Foto: Tércio Teixeira 

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a concessionária que administra a BR 101, Autopista Fluminense, divulgaram nesta segunda-feira (28) o balanço das estradas federais durante a operação “Semana Santa”.
Segundo a PRF, nas estradas federais que cortam o estado do Rio, foram 66 acidentes, com 64 feridos e dois mortos (sendo um na BR 101, em Angra dos Reis e outro na BR 393 em Sapucaia). Comparando ao mesmo período do ano anterior, o número diminuiu. Em 2015, foram 142 acidentes, 56 feridos e seis óbitos.
Em relação às fiscalizações em todo estado, 7863 pessoas foram verificadas e 6508 foram fiscalizados. 79 veículos foram recolhidos.
Também de acordo com a PRF, apenas em radar foram 4299 multas e as demais totalizaram 2344. Sobre o uso do cinto, 689 condutores foram flagrados sem o dispositivo de segurança, além de 103 caronas.
Ainda foram flagrados 11 crianças sem a cadeirinha de segurança, 262 ultrapassagens em faixa dupla contínua e outras 631 ultrapassagens de demais tipos. Já na lei seca, foram realizados 1153 testes de bafômetro, sendo 12 multas, segundo a PRF.
Já a concessionária Autopista Fluminen
se, informou que entre os dias 24 e 27 contabilizou um fluxo de mais de 334 mil veículos, no trecho entre Niterói e a divisa com o Espírito Santo. “O Centro de Controle Operacional da Autopista Fluminense registrou 34 acidentes e 34 feridos. Não houve registro de mortes no período – mesmo número do ano anterior”, disse a nota, acrescentando que foram contabilizados 872 atendimentos à ocorrências no período, sendo 513 atendimentos mecânicos.
Já o Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv) informou que o balanço sairá nesta terça-feira (29). 

Fonte: Folha da Manhã

Um jovem de 23 anos foi baleado, na noite desse sábado (26/03), por volta das 22h30, no distrito Cajueiro, em São João da Barra.
Segundo informações da Polícia Militar, F.G.B. foi atingido por pelo menos dois tiros e nenhum suspeito do crime foi encontrado.
A vítima foi encaminhada ao Hospital Ferreira Machado, em Campos, e a tentativa de homicídio registrada na 134ª Delegacia Legal de Campos, que é a delegacia de área neste final de semana.

Vítima foi atingida por pelo menos dois tiros e nenhum suspeito do crime foi encontrado

Ururau


Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada e conseguiu combater as chamas

Uma cerâmica foi atingida por um incêndio de grandes proporções na tarde deste sábado (26). A cerâmica fica localizada no Largo do Garcia, em Saturnino Braga, na Baixada Campista.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada e conseguiu combater as chamas que se espalharam em pedaços de madeiras. Segundo os bombeiros, não há informações sobre feridos. 
A causa do incêndio será investigada pela perícia da policia civil durante a próxima semana.

Jornal Terceira Via


A PM encontrou o suspeito completamente nu e a adolescente de roupas íntimas e ensanguentada

Um homem de 23 anos tentou violentar sexualmente uma adolescente de 17 anos na madrugada deste domingo (27), em Praça João Pessoa, em São Francisco de Itabapoana. O suspeito foi preso em flagrante .

Policiais militares faziam patrulhamento de rotina quando teriam recebido a informação de que uma mulher estaria pedindo por socorro dentro de um imóvel. O suspeito foi encontrado nu. Já a adolescente estava de roupa íntima e ensangüentada. Ela (vítima) disse aos PMs que para tentar se defender da tentativa de estupro, teria lutado com o rapaz.


No interior do imóvel, além da adolescente, foram encontradas mais três crianças.


O caso foi registrado na delegacia de São Francisco onde será investigado.


Jornal Terceira Via


Pezão reagiu bem às primeiras três sessões para aplicação dos medicamentos


O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, concluiu neste domingo (27), as primeiras sessões do tratamento quimioterápico contra um linfoma não-Hodgkin anaplásico de células T-Alk positivo, diagnosticado na última quinta-feira (24). As três aplicações foram administradas no Hospital Pró-Cardíaco, na zona sul do Rio, onde o governador continua internado. A previsão de alta é para esta terça-feira (29).

Segundo a assessoria de imprensa do governo do estado, Pezão reagiu bem às primeiras três sessões para aplicação dos medicamentos, iniciadas na última sexta-feira (25). Agora, o governador terá dezoito dias de repouso para que a medicação faça efeito. Os remédios foram injetados por meio de um catéter, implantado na altura da clavícula.


Os médicos responsáveis pelo tratamento explicaram, na última quinta-feira, que Pezão passará ainda por mais cinco a sete ciclos de 21 dias, sendo três dias de quimioterapia e dezoito de descanso.
 

A nota do governo traz ainda uma fala breve do governador, que se licencia do cargo a partir desta segunda-feira (28): "Estou bem. Agradeço, mais uma vez, as manifestações de carinho que tenho recebido e desejo a todos uma feliz Páscoa".

Fonte: Agência Brasil
A Prumo e o Porto do Açu foram premiados no IJGlobal Americas Awards 2015, que aconteceu neste mês em Nova York. O empreendimento recebeu o prêmio “Deal of the Year” na categoria Portos da América Latina pela renegociação da dívida com os bancos Bradesco, Santander, BNDES e FI-FGTS, realizada no ano passado.

Eugenio Figueiredo e Flávio Valle, respectivamente diretores financeiro e jurídico da Prumo, representaram a empresa na cerimônia. O evento, que é a mais importante premiação no mercado internacional de Project Finance, foi realizado pela IJ Global (antiga Euromoney). Ele reuniu representantes das Américas e premiou projetos de infraestrutura e energia reconhecidos por sua excelência, conquistas e inovação.

“Foi uma honra receber o prêmio, que reconhece todo o trabalho que temos realizado no Porto do Açu nos últimos 9 anos. Estamos comprometidos em continuar desenvolvendo um porto que estabeleça um novo paradigma de desenvolvimento sustentável para o Norte Fluminense, contribuindo para a eficiência do sistema logístico nacional”, disse Eugenio.

Fonte: PRUMO


São João da Barra sediará, neste final de semana, o Campeonato Estadual de Ciclismo nas modalidades contra relógio e estrada. As provas acontecerão das 7h às 14h, sendo que a contra relógio acontecerá no sábado, 26, na orla marítima entre o Balneário de Atafona e Grussaí, e a de estrada será realizada no domingo, 27, com percurso do trevo de Campo da Praia à entrada do Porto do Açu.

O evento é promovido por meio de parceria envolvendo a prefeitura de São João da Barra, Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecierj) e Associação de Ciclismo Sanjoanense (ACS). A expectativa é que participem aproximadamente 300 atletas, distribuídos nas categorias Infanto-juvenil, Juvenil, Open, Sub 30, Máster C, Máster B, Máster A e Elite masculino e feminino.

O presidente da ACS, Ricardo Sá, informa que São João da Barra estará representado na competição por 17 atletas, que integram a ACS/equipe Lúcia Aranha. Todos, segundo ele, estão entre as 10 primeiras colocações em suas respectivas categorias no ranking estadual. “Todos estão em grande fase e a expectativa é que repitam o bom desempenho das últimas competições e melhorem ainda mais a pontuação no ranking”, explica Ricardo.

O ciclismo em São João da Barra, representado pela ACS, vive de acordo de acordo com Ricardo Sá um excelente moimento, inclusive com o ótimo relacionamento com o poder público municipal, por meio da secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, e com a Fecierj. “Isso facilita nosso trabalho em prol desse esporte e nos permite trazer para o município competições do porte do Campeonato Estadual”, comemora.

Fonte: Secom - SJB


!-- -->