Jhonattan ReisFotos: Jhonattan Reis 

Funcionários da empresa Engesique, que presta serviços à Prumo Logística, fecham o acesso ao Porto do Açu, em São João da Barra, desde as 3h desta sexta-feira (30). Os trabalhadores bloqueiam a entrada do porto com galhos de árvores e pneus e reivindicam o pagamento de salários atrasados. O problema, segundo eles, seria recorrente.
De acordo com os trabalhadores, após o último protesto, no dia 16 deste mês, a empresa teria dito que pagaria os salários, o que eles afirmaram não ter ocorrido. Cerca de 600 operários estariam na mesma situação.
Além do pagamento em atraso, eles reivindicam melhores condições de trabalho em questões como segurança, alimentação e uniformes.





























Folha da Manhã

Em coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira (29) na 6ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), que fica localizada em Campos, o diretor do 6º Departamento de Polícia de Área (6º DPA), Daniel Bandeira, apresentou o novo delegado titular da 146ª Delegacia de Polícia (Guarus), Luís Maurício Armond. No evento, também foram apresentados os novos delegados que atuarão na 145ª DP (São João da Barra) e 130ª DP (Quissamã), respectivamente Madeleine Farias e Carlos Augusto Guimarães.

— A expectativa é integrar a experiência obtida em todo esse tempo em que passei fora daqui, exercendo titularidades na capital, no Sul Fluminense e na Região dos Lagos. Estou trazendo uma equipe com experiências como a da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), unidade de operações especiais da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro. Vamos buscar aplicar esse conhecimento em Guarus, que tem uma demanda muito grande em relação a crimes contra a vida. Com o apoio de informações cedidas pela população, vamos buscar fazer um bom trabalho — disse Armond.
Risp — O prédio da 6ª Risp completa neste sábado (31) dois anos de inauguração. O espaço reúne representantes do DPA e do Comando de Policiamento de Área (CPA) da Civil, com a proposta de aumentar a integração policial regional em vários setores (planejamento, inteligência, recursos e operações), permitindo maior agilidade.



.
Thaís Tostes

Fotos: Michelle RichaFonte: Folha da Manhã

Podem fazer a inscrição alunos que estão no 2º ou 3º anos do Ensino Médio ou os que já concluíram

As inscrições para o Pré-Vestibular Social Teorema 2016 já estão abertas. Podem fazer a inscrição alunos que estão no 2º ou 3º anos do Ensino Médio e também aqueles que já concluíram os estudos. Serão apenas duas turmas em 2016. As aulas começarão em fevereiro, no período noturno. O projeto é da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e foi idealizado por pós-graduandos em 2004. 

O horário de atendimento na secretaria do curso é de 8h ao meio-dia nas segundas e terças-feiras, e de 14h às 21h de segunda a sexta-feira. Atenção ao período de recesso a partir do dia 17 /12/15 até 11/01/16.


Para fazer a inscrição, basta comparecer à secretaria do curso levando a seguinte documentação: cópias da identidade, CPF, e comprovante de residência; duas fotos 3×4; e um documento da escola comprovando que cursa ou cursou o Ensino Médio. Além disso, é preciso pagar uma taxa no valor de R$ 30. A secretaria se localiza no térreo do prédio P4 da UENF, ao lado do CCTA. O telefone para contato é 22 2748-6113.
 

Fonte: Ascom/Uenf
Trabalho foi realizado pela prefeitura nos cemitérios da sede, de Roças Velhas, Amparo e Capela São Pedro
A prefeitura de São João da Barra promoveu serviço de manutenção, com recursos próprios, dos quatros cemitérios do município, que estarão de portas abertas para receber a população no feriado de finados, na próxima segunda-feira, dois de novembro.
Durante duas semanas equipes da prefeitura realizaram o trabalho nos cemitérios da sede do município e das localidades de Roças Velhas, Amparo, Capela de São Pedro, que receberam pintura, acabamento e limpeza das instalações.
"Visando a economia nesse momento de crise que atravessa todo país, a secretaria de Obras e Serviços Públicos optou por realizar essa reforma com mão de obra e material próprio da prefeitura", disse o secretario de Obras e Serviços Públicos, Marcos Sá.


Secom SJB

Tendo o girassol como tema, por simbolizar luz e alegria, a Câmara de São João da Barra homenageou nove idosos do município com o Prêmio Melhor Idade. A solenidade aconteceu na noite desta quinta-feira (29), no Clube da Terceira Idade, onde cada vereador indicou um idoso para receber a honraria.

Entre os agraciados, está o advogado e ex-vereador, Marilton Pinheiro, que discursou representando os demais. “Estou muito feliz em receber esta homenagem, e quero enfatizar que todas idades são as melhores. Desde o nascimento até o último dia. Feliz é quem chega a ser idoso", destacou.
O presidente da Câmara, Aluizio Siqueira, agradeceu à diretoria do clube por ceder o espaço e explicou que o plenário da Câmara já ficou pequeno para o evento, que acontece há três anos. “Ficamos felizes em poder homenagear esses idosos que tanto contribuíram para o nosso município. E nada melhor do que trocar experiência com essas pessoas que tanto nos ensinam", disse Aluizio.

Homenageados –
 Moacyr Alves Rangel (Alex); Adegildo Alves Lopes (Aluizio); Élio Abreu (Kaká); Hélvio Rosário Barbosa (Elísio); Arlete dos Anjos Russo Barros (Eziel); Ciro Alvarenga (Franquis); Marilton Manhães Pinheiro (Jonas); Salvador Inácio das Chagas (Ronaldo) e Silvina Maria Machado (Soninha).


Fotos: Theotônio Paes 
ASCOM SJB

Responsáveis devem comparecer às unidades escolares até o dia seis de novembro para realizar a renovação

Responsáveis pelos alunos da rede municipal de ensino de São João da Barra deverão comparecer, até a próxima sexta-feira, 06, às escolas para a renovação da matrícula para o ano de 2016. O calendário também é aplicado para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos.
Após a renovação, começa no dia nove de novembro o período da pré-matrícula, prosseguindo até 30 de novembro. Ao todo são 39 unidades escolares, que atendem alunos da Educação Infantil ao 9º do Ensino Fundamental, além de escolas que contam com turmas de I à IX Fase do Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Nesse mesmo período acontecem também as pré-matrículas para as pessoas com deficiência.
O resultado da pré-matrícula será divulgado no dia 4 de janeiro e a efetivação da matrícula acontece entre os dias 5 e 22 de janeiro de 2015. Só então os responsáveis ou os alunos maiores de 18 anos deverão entregar a documentação necessária para a matrícula. No cadastro de pré-matrícula os interessados deverão informar o nome completo do candidato, sexo, data de nascimento, endereço completo, escolaridade pretendida, declarar se tem algum tipo de necessidade especial, se já possui algum irmão na rede municipal, nome do responsável legal, com número de telefone e e-mail, se possuir.
Os interessados devem informar ainda duas opções de escola. Caso a escola pretendida não tenha condições de receber o aluno, ele será encaminhado para a segunda opção. Entretanto, a chefe de divisão do Departamento de Supervisão de Ensino, Luciane Soares, garante que, dentro do possível, os alunos serão matriculados na escola mais próxima à sua residência. “A gente faz o possível para que o aluno seja matriculado na escola que ele procurou para fazer a pré-matrícula, porque é a mais próxima à sua residência”, explicou Luciane.

Secom SJB


Sandra Eichenhofer sofreu uma queda enquanto participava de uma competição para jovens jóqueis

Uma joqueta alemã morreu nesta terça-feira (27), em São Paulo, enquanto ia em uma ambulância de um hotel na capital paulista para o Hospital Metropolitano. Na segunda-feira (26), Sandra Eichenhofer havia sofrido uma queda enquanto participava de uma competição para jovens jóqueis no Jockey Club de São Paulo, na Zona Oeste da cidade. A causa da morte é desconhecida.

De acordo com nota enviada pelo Jockey, após a queda Sandra recebeu os procedimentos médicos no local, sendo transportada de ambulância para o Hospital Metropolitano, com o qual a instituição mantém convênio.

"Sandra recebeu atendimento imediato, tendo sido constatadas fraturas em quatro costelas. Após os procedimentos necessários, foi liberada pela equipe médica do Hospital. Por volta das 13h de terça-feira, já no hotel onde estava hospedada, Sandra reclamou de mal estar. Foi prontamente atendida e levada de ambulância para o hospital. No trajeto, ela teve parada cardíaca, vindo a falecer", explicou o Jockey Club.

Segundo a nota da instituição, ainda não é conhecida a causa da morte de Eichenhofer, que tinha 23 anos. "A Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe e o Jockey Club de São Paulo juntam-se para lamentar profundamente o ocorrido com Sandra e prestar toda a assistência necessária nesse momento", completa o comunicado.

Fonte: Estadão Conteúdo / Jornal Terceira Via

Rio de Janeiro é destino preferido para os macaenses

Para atender os macaenses que querem aproveitar o feriado de Finados, a Auto Viação 1001 pôs à disposição dos usuários 226 ônibus para viagem partindo de Macaé para diversas cidades do estado. Só para a capital foram colocados 97 veículos. A procura pelas passagens é grande, mas ainda há bilhetes disponíveis para todos os destinos. Novos carros extras poderão entrar em circulação de acordo com a demanda.

O dia de maior movimento com destino à capital deve ser a sexta-feira (30), com a saída de 57 ônibus. Já os passageiros para os municípios das regiões Norte, Noroeste e Serrana do estado como Campos, Itaperuna e Friburgo, terão 102 veículos com destaque para Campos dos Goytacazes que terá 70 partidas nos dois dias para atender a demanda. Os ônibus para Cabo Frio terão saídas - na maior parte do dia - a cada 15 minutos.

Para Rio das Ostras, a previsão da empresa de transporte é de chegada de quatro mil turistas. Entre sexta-feira (30) e sábado (31), 84 ônibus, sendo 34 extras, chegarão à cidade, sendo a maior parte do Rio de Janeiro (capital). O esquema especial de retorno começa na segunda (2) e terá 61 ônibus, sendo 26 extras.

Tânia Garabini / Jornal Terceira Via


“Eu já entendi o jogo todo. E o jogo é não pagar!”. Foi o que denunciou agora há pouco o odontólogo Paulo Cassiano, membro da junta interventora da Santa Casa de Misericórdia de Campos, na audiência de conciliação do maior hospital conveniado do município com o governo Rosinha Garotinho (PR), representado pessoalmente por seu vice-prefeito e secretário de Saúde, Dr. Chicão de Oliveira, e o procurador municipal Francisco José Martins Barreto. Segundo Cassiano, junto aos também interventores Leonardo Ferras e Ruy Grain, o plano do governo Rosinha é deixar o hospital a míngua até morrer, para que posteriormente o município acione o Tribunal de Contas para tomar o hospital. Sem solução para o dilema, a junta interventora anunciou que a Santa Casa terá que voltar a suspender os atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) dentro de 15 dias.
Ao contrário o que a prefeita Rosinha garantiu aqui, no último dia 20, quando ocupou ilegalmente a Santa Casa, Chicão admitiu na audiência de hoje que a administração municipal tem, sim, uma dívida com a Santa Casa. Mas, segundo o vice-prefeito, ela seria de “apenas” R$ 1,5 milhão. Por sua vez, após a junta interventora do hospital falar numa dívida inicial de R$ 7 milhões da Prefeitura, Cassiano hoje disse que levantamentos mais detalhados subiram o passivo da Santa Casa para R$ 9 milhões, por serviços que teriam prestado pelo SUS, sem ser pagos com os recursos federais repassados à Prefeitura.
Segundo o vereador Marcão (PT) apurou aqui, em cima de dados oficiais da União, o governo Rosinha já recebeu R$ 112,7 milhões em recursos federais do SUS, de janeiro a outubro deste ano. O vereador prometeu (aqui) na sessão de ontem denunciar na Polícia Federal a retenção de recursos do SUS pela Prefeitura, denúncia feita originalmente pelo empresário e médico Herbert Sidney Neves, presidente do grupo Imne. Desde o último dia 19, a Folha da Manhã tem cobrado um posicionamento do Ministério Público Federal (MPF) de Campos sobre a denúncia, mas até o presente momento só o silêncio foi resposta.
Na audiência de hoje, além da prefeita Rosinha — que alegou não ter comparecido por não ter sido intimada e já ter outro compromisso —, quem também não esteve presente o juiz Elias Pedro Sader Neto, da 1ª Vara Cível de Campos. Ele convocou aqui a audiência, e ontem (28) teve mantido (aqui) pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, a decisão de primeira instância que tirou a prefeita (aqui) da Santa Casa. Nela, Elias Pedro denunciou o “roteiro venezuelano” do governo Rosinha na questão do hospital e questionou publicamente os critérios de investimento do dinheiro público de Campos: “A possibilidade financeira do município deve ser aferida a partir do enterro dos R$ 17 milhões com a construção da bizarra ‘Cidade da Criança’, dos mais de R$ 80 milhões com o subutilizado Centro de Eventos Populares (Cepop) e dos R$ 18 milhões anuais gastos com parques e jardins”.
Na ausência de Elias Pedro, quem dirigiu a audiência foi o promotor estadual Leandro Manhães. Suas propostas de acordo foram recusadas pelos representantes do município, que solicitaram 15 dias para analisar a viabilidade das citações.
Audiência hoje entre a junta interventora da Santa Casa e a Prefeitura de Campos (foto de Genilson Pessanha - Folha da Manhã)
Audiência hoje entre a junta interventora da Santa Casa e a Prefeitura de Campos (foto de Genilson Pessanha – Folha da Manhã)

Por Aluysio, em 28-10-2015 - 17h25 / Folha da Manhã

Com informações do repórter da Folha Marcus Pinheiro 

Por Alexandre Bastos, em 28-10-2015 - 10h44 Folha da Manhã

A deputada federal Clarissa Garotinho (PR) bateu o martelo. Desistiu da candidatura à Prefeitura do Rio em 2016. No primeiro semestre do ano que vem, vai se dividir entre a Câmara Federal e o nascimento de seu primeiro filho.
Fonte: Lauro Jardim/O Globo 
Números – Pesquisa divulgada em julho (aqui) mostrou o senador Marcelo Crivella (PRB) na liderança da corrida pela Prefeitura do Rio, com 32,2%, seguido pelo senador Romário (PSB), com 27,6%. Atrás de Crivella e Romário estava o deputado estadual Marcelo Freixo (Psol), com 13,2%. Em seguida vinha Clarissa, com 6,5%. O candidato do prefeito Eduardo Paes (PMDB), o secretário executivo de coordenação do governo do Rio, Pedro Paulo (PMDB), apareceu com 3%.
Clarissa3
Yan Tavares (estagiário)
Fotos: Yan Tavares / Folha da Manhã
A campanha realizada pela família de Sawanna Xavier Araújo, menina de seis anos, diagnosticada com leucemia linfoide aguda, viralizou nas redes sociais e causou grande comoção em Campos, provocando recorde de doadores no Hemocentro Regional, segundo funcionários. A mobilização causou a lotação da unidade, que não suportou a demanda durante a manhã e chegou a orientar os doadores a retornarem na parte da tarde ou no dia seguinte. A expectativa é de que o banco de sangue esteja completo para o feriado.
O atendimento foi alvo de queixa por parte de alguns doadores. O advogado Murilo de Barros questionou a espera e exaltou a atitude da população. - Hoje faltou estrutura para atender a essas pessoas que vieram doar apenas por altruísmo, por solidariedade, o que é muito positivo. Grande parte que ainda está aguardando, é por causa da Sawanna. Eu mesmo sou doador, mas pela demora já teria ido embora, não fosse por ela. Eu vou sair para almoçar e retornar mais tarde, mas há pessoas que não podem e acabam precisando ir embora por vezes sem doar –, disse Murilo.
Já o gerente administrativo Luis Fernando da Silva declarou que não é doador e o que o motivou, assim como a grande parte dos doadores presentes. O fator preponderante é saber que você pode estar salvando uma vida. Essa campanha das redes sociais mostrou muita força e sensibilizou gente de toda a parte. Uma pena que o hospital não está suportando a demanda. Como administrador, penso que algo poderia ser feito, como por exemplo, deslocar profissionais de outros postos –, analisou Luis Fernando.
Mães de crianças de colo, Ana Carolina Rangel e Andrea Pessanha, se deslocaram de Baixa Grande para fazer a doação.
– Viemos motivadas pela campanha, que nos tocou por sermos mães. Pena que não estão suportando atender tanta gente hoje parece que não se organizaram para tal –, disse Andrea.
Outro doador, o design gráfico Mateus Nogueira revelou que compareceu ao Hemocentro, localizado no Hospital Ferreira Machado (HFM), também pelo fato de ser amigo da família. “Cheguei por volta das 9h e também terei de voltar mais tarde. Mas ficamos muito satisfeitos com tamanha mobilização. A unidade esteve lotada desde ás 7h. A família já vem há pelo menos um ano nessa luta e merece essa força”, contou.
Outro fator que colaborou para superlotação foi ser dia de coleta da agência de Santo Antônio de Pádua, de onde vieram em torno de 15 pessoas. A assistente social Maria Gonçalves disse que realmente a demanda esteve acima do que a unidade é capaz de suportar.
– Este foi um caso atípico, muito além do esperado. Nos dias normais atendemos cerca de 40 pessoas e nos dias cheios chegamos a assistir cerca de 80 doadores. Porém hoje, o hospital amanheceu com fila de doadores e às 11h já tínhamos por volta de 140 inscritos. Estamos com grande expectativa para o banco de dados, que encontra-se em situação regular e é com a demanda de hoje, esperamos que seja totalmente cheio. Os sangues mais incomuns são os tipos A e O, mas qualquer tipo sanguíneo é bem-vindo.Vamos atender normalmente até às 18h e esperamos corresponder. Para isso mobilizamos até profissionais que estavam em casa, de folga, para atender aos doadores. Hoje foi fora do padrão, e neste caso orientamos que os que pudessem retornassem mais tarde ou mesmo amanhã, ainda com a mesma ficha. Fora isso os doadores podem vir todos os dias de 7h ás 18h, em jejum de gordura de pelo menos três horas, não só pelas Sawanna, mas todos que necessitam –, concluiu Maria.


Prefeitura de São João da Barra, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG) e Fundação Centro Estadual de Estatística, Pesquisa e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (CEPERJ) assinaram, nesta sexta-feira, 23, convênio de cooperação técnica para implantação e operacionalização do Núcleo Municipal de Informação (NMI) e Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE-RJ).

Segundo o secretário municipal de Planejamento, Sidney Salgado, o convênio será importante para estruturação e operacionalização do NMI com foco na produção, análise e disseminação de informações. “A intenção é constituir uma rede estadual em um único e compartilhado sistema de informações georreferenciadas, integrando órgãos estaduais, federais, municipais e demais instituições produtoras de informações sobre o território fluminense”, destacou.

O coordenador técnico do CEPERJ, Cleber Oliveira, ressaltou que o momento é de provocar os municípios para uma agenda compartilhada constante entre a SEPLAG e as secretarias municipais de Planejamento no intuito de capacitar e trocar conhecimentos voltados para o planejamento municipal e para incentivar a realização do Fórum Estadual de Gestores Municipais das secretarias de Planejamento, previsto para janeiro de 2016.

Também Participaram da reunião os assessores da SEPLAG, André Regato e Marcos Timóteo, e o coordenador de Geociência do CEPERJ, Marcos Santos, que fizeram uma apresentação da concepção geral do NMI e da IDE aos secretários municipais.

Fonte: Secom - SJB


Aula inaugural acontecerá na próxima segunda-feira, às 18h, na sede da Colônia Z-2, em Atafona
Os cursos gratuitos de Auxiliar de Logística e de Almoxarife, que beneficiarão 70 moradores de Atafona, litoral de São João da Barra, terão início na próxima segunda-feira, 26, às 18h, na sede da Colônia de Pesca Z-2.  Na oportunidade haverá uma aula inaugural ministrada pela gerente de Recursos Humanos da empresa Technip, Rita Drumond, abordando assuntos relacionados a empregabilidade e comportamento profissional.
Fruto de uma parceria entre a secretaria municipal de Trabalho e Renda e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), os cursos terão aulas de segunda a sexta-feira, das 18h às 21h30, na sede da Colônia Z-2, que apoia a iniciativa. A carga horária varia de acordo com o curso, sendo um total de 200h para Auxiliar de Logística e 160h para Almoxarife.
Segundo o secretário de Trabalho e Renda, Luiz Paulo Ferreira Madureira, o objetivo é capacitar e qualificar profissionais para as atividades operacionais em diversas empresas, controlando, conferindo, recebendo e acompanhando compras, armazenagem, movimentação e transporte de produtos, entre outros serviços.




Secom SJB
Veículo tem o principal objetivo de oferecer mais segurança e conforto à criança e ao adolescente

O Abrigo Institucional - municipalizado pela atual gestão desde 2013 – acaba de receber um veículo zero quilômetro. Adquirido por meio de recursos federais, a entrega na última terça-feira, foi feita pela secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Swany Gomes Pessanha e pelo secretário de Transportes e Trânsito, Mário Rocha Filho. “Essa conquista é fruto da responsabilidade do prefeito José Amaro Martins de Souza, Neco, e uma satisfação, pois desta forma, estamos garantindo a proteção das crianças por levar segurança e conforto”, disse Swany.
Os investimentos em melhores condições de trabalho no Abrigo Raio de Luz – Abrigo Institucional – vêm garantindo um espaço cada vez mais qualificado para desenvolver suas atividades. Prova disto se dá também através da realização, em julho, do curso Acolhimento Institucional, que envolveu gestores, técnicos, educadores e cuidadores vinculados à prefeitura. Na capacitação, o contexto Educação Social foi levado a profissionais da cozinha, da faxina, motoristas, orientadores e monitores.
Vale lembrar que o Abrigo Institucional assiste crianças de zero a 18 anos com equipe técnica especializada e pessoal de apoio. As circunstâncias vêm de situações de extrema vulnerabilidade, direitos violados, vínculos fragilizados e nos casos em que a criança é retirada do convívio familiar. “É muito importante que a criança tenha um acolhimento aprimorado, e da mesma forma que busquemos desfazer a razão pela qual essa criança teve seu direito violado”, declarou a coordenadora, Luciana da Silva Ribeiro.  

Secom SJB
Lei proposta por Aluizio que concede folga às servidoras da Casa para fazer exames é aprovada na Câmara de SJB


Na sessão da última quarta-feira, 21, a Câmara de São João da Barra aprovou o projeto de lei, nº. 040/2015, apresentado pelo presidente da Câmara Aluizio Siqueira, que concede às servidoras do Legislativo, o direito de faltar um dia de trabalho para realizar exames preventivos e diagnósticos do câncer de mama. O projeto de lei foi lido e encaminhado às comissões de Justiça e Redação e Finanças e Orçamento, na sessão do último dia 13 de outubro.

Para fazer jus ao benefício, as servidoras da Câmara deverão informar o dia de seu exame com cinco dias de antecedência. O comunicado deve ser feito ao superior hierárquico e à Diretoria de Recursos Humanos, que vão deferir mediante a apresentação dos documentos comprobatórios da realização dos exames. O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo, e a principal causa de morte por câncer em mulheres brasileiras. No entanto, apresenta elevado percentual de cura quando descoberto precocemente.

De acordo com o autor do projeto, o presidente Aluizio Siqueira, saúde preventiva é a melhor e é necessária a realização de exames preventivos pelas servidoras. “Nossas servidoras terão este dia abonado e poderão realizar estes exames. Não terão prejuízos em seus salários, nem em seu trabalho. Melhor prevenir”, explicou o presidente que lembrou, ainda, que por meio da indicação de nº 217/15 solicitou que o prefeito José Amaro Martins de Souza (Neco) crie um projeto de lei de mesma natureza.

Após aprovação em plenário, o projeto precisa ser sancionado pelo prefeito José Amaro Martins de Souza, o Neco, entrando em vigor após publicação em diário oficial.


Ascom SJB
Fotos: Caroline Oliveira

Os cursos gratuitos de Auxiliar de Logística e de Almoxarife, que beneficiarão 70 moradores de Atafona, litoral de São João da Barra, terão início na próxima segunda-feira, 26, às 18h, na sede da Colônia de Pesca Z-2. Na oportunidade haverá uma aula inaugural ministrada pela gerente de Recursos Humanos da empresa Technip, Rita Drumond, abordando assuntos relacionados a empregabilidade e comportamento profissional.

Fruto de uma parceria entre a secretaria municipal de Trabalho e Renda e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), os cursos terão aulas de segunda a sexta-feira, das 18h às 21h30, na sede da Colônia Z-2, que apoia a iniciativa. A carga horária varia de acordo com o curso, sendo um total de 200h para Auxiliar de Logística e 160h para Almoxarife.

Segundo o secretário de Trabalho e Renda, Luiz Paulo Ferreira Madureira, o objetivo é capacitar e qualificar profissionais para as atividades operacionais em diversas empresas, controlando, conferindo, recebendo e acompanhando compras, armazenagem, movimentação e transporte de produtos, entre outros serviços.

Fonte: Secom - SJB


Evento tem início nesta quinta e prossegue até sexta-feira, no Ciep Gladys Teixeira

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia conta com uma vasta programação em São João da Barra, tendo como ponto alto a realização da IV Feira Municipal de Ciências, Tecnologia e Inovação (Femucti) nesta quinta e sexta-feira (22 e 23 de outubro). O evento, aberto à comunidade de 9h às 17h, acontece Ciep Municipalizado Professora Gladys. Os alunos sanjoanenses desenvolvem seus trabalhos tendo como tema a “ciência, tecnologia e inovação a partir de vivências em São João da Barra”, com base na proposta nacional: “Luz, ciência e vida”. Entre os principais atrativos da Femucti está a carreta do projeto Territórios do Petróleo, desenvolvido pela Uenf em parceria com a Petrobras e o Ibama.

Na carreta do Territórios do Petróleo, os visitantes podem acessar diversas informações por meio dos totens multimídia e conhecer a linha do tempo do uso da energia, a descoberta do petróleo como fonte e a exploração no Brasil. Além da Petrobras, a Prumo Logística também participará do encontro, além da Technip e Grupo NOV.
A Femucti conta com outros parceiros. O “Projeto Ver Ciência” fará uma exibição de vídeos, com objetivo de disseminar a cultura científica. Já a empresa CTA Meio Ambiente vai apresentar uma mostra fotográfica. A Marinha do Brasil também participa do evento.
Os acadêmicos do Isecensa terão a oportunidade de exercitar os conceitos adquiridos em sala de aula. Ainda durante a Femucti, a secretaria de Educação e Cultura vai expor o resultado de alguns dos seus projetos, como o Programa Saúde na Escola e do Conselho Escolar. O Campus São João da Barra do Instituto Federal Fluminense (IFF), o Sesi/Senai e a Faetec estarão no projeto.

A academia Top Fitness é outra parceira no projeto, que conta ainda com a apresentação cultural do “Dinossauro do Saber”. Nessa dinâmica, “Saber” é um dinossauro que ama os livros. Para compartilhar esse gosto com as crianças, ele canta e dança, sempre com a ajuda do grupo “Os Talentinhos”. Os personagens se apresentarão na Femucti.

Seleção — Antes da Femucti, foi realizada nas unidades da rede municipal que atendem ao segundo segmento do ensino fundamental a etapa “Escola é luz, ciência e vida!”, com a seleção dos trabalhos que estarão expostos durante a Feira. “O principal objetivo das atividades desenvolvidas nesta semana é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia”, destacou Marcelo Almeida, coordenador do Programa de Popularização da Ciência da secretaria de Educação e Cultura de São João da Barra.


Secom SJB

Durante a sessão desta quarta-feira, 21, a Câmara de SJB aprovou o requerimento feito à Prefeitura, onde, em conjunto, os vereadores Alex Firme, Aluizio Siqueira e Ronaldo Gomes buscam informações a respeito do abastecimento de água no município. Na matéria, são cobradas respostas sobre o empasse jurídico mantido entre a Prefeitura e a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae); o andamento do processo de abertura de poços tubulares, divulgado como responsabilidade daAssociação Pró-Gestão das Águas na Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP) e quando a Prefeitura assumirá de fato o serviço de abastecimento de água.

— Diariamente, somos cobrados a respeito do abastecimento de água em nosso município e os moradores seguem aflitos com o problema de falta de água. Nada é feito para resolver esta situação. Sabemos que a Prefeitura é detentora do serviço, devido à decisão judicial, porém as pessoas precisam de água nas torneiras — enfatizou o presidente Aluizio Siqueira.

 No entanto, o vereador Carlos Machado da Silva, o Kaká, afirma que o município hoje colhe por irresponsabilidade da Cedae. “Investimento nunca aconteceu por parte da Cedae. Nada foi feito e hoje o município colhe por irresponsabilidade dela”, contestou.
Para os servidores públicos municipais, os vereadores Alex, Aluizio, Ronaldo e Sônia, pleitearam o reajuste no valor do Cartão Alimentação.  De acordo com os vereadores, o atual valor pago encontra-se defasado e para o vereador Alex Firme, “uma reivindicação constante do servidor”.

Preocupado com o 5º distrito, o vereador Franquis Arêas requereu à Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), a extensão de rede de água potável que atenda à Praia do Açu e, também, a localidade de Capela de São Pedro.



O vereador Ronaldo Gomes, por meio de requerimento à Secretaria de Transportes, solicitou a colocação de quebra-molas padronizados na Rua Guilherme Theófilo (situada ao lado do Açougue Ideal), em Grussaí. Ronaldo, ainda, indicou a reforma da Praça do Carrapicho, em Atafona.



Obras- Através de indicação, o vereador Alex Firme sugeriu a reforma dos parques existentes nas praças de São Benedito, Boa Morte, Santo Antônio, São João Batista. Além disso, o vereador propõe a reforma nos parques dos demais distritos do município. 




Fotos: Ana Carolina Lopes

Campanha levou, nesta quarta-feira, mensagens a respeito da prevenção do câncer de mama à população.

Com uma grande caminhada pelas principais ruas da sede do município de São João da Barra, a campanha Outubro Rosa cumpriu, nesta quarta-feira, 21, a missão de levar à população mensagens a respeito da prevenção do câncer de mama e da realização periódica de exames para detecção precoce da doença. Realizada pelas secretarias de Saúde, Educação e Cultura e Assistência Social e Direitos Humanos, a caminhada foi um grande marco em homenagem ao mês mundial da prevenção da doença e a cidade amanheceu pintada de rosa e branco.
Alunos de escolas municipais, colaboradores das três pastas e a população saíram da Praça de Santo Antônio, percorreram as ruas Quintino Bocaiuva, Joaquim Thomaz de Aquino Filho, Praça São João Batista, Praça São Benedito e retornaram à Praça de Santo Antônio. À frente da caminhada, banda marcial e faixas. Houve, durante o trajeto, distribuição de panfletos e profissionais da saúde aproveitaram a oportunidade para esclarecer dúvidas da população.
“Como paciente de câncer, faço apelo a todas as mulheres do nosso município para que se cuidem, procurem as unidades de saúde para realizarem os exames de mama e, também, o de colo de útero”, disse a secretária de assistência social, Swany Gomes, acrescentando que o câncer precisa ser detectado cedo para que seja curado.
Outras ações: A Prefeitura, através da secretaria de Saúde, implantou o Calendário da Mulher objetivando estimular não só a prevenção do câncer de mama como de outras doenças, através da Caravana Rosa, iniciada na última terça-feira, 20, na sede do município. O projeto é desenvolvido pelo Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (PAISMCA) com apoio da empresa Sanjoanense Campostur e do Grupo Thoquino. Nesta quarta-feira, dia 21, a ação aconteceu em Cajueiro e, no dia 23, será a vez de Atafona e Grussaí. No dia 26, a iniciativa se repete em  Barcelos. Mato Escuro e Açu recebem o projeto no dia 27.  

Secom SJB
Câmara de SJB homenageia os idosos

A Câmara de São João da Barra vai promover no próximo dia 29, às 19h, a terceira edição da "Noite da Melhor Idade". No evento – que vai acontecer no Clube da Terceira Idade Maria Julia de Aquino – cada vereador vai homenagear um idoso residente no município, totalizando nove agraciados.

A solenidade tem a finalidade de não deixar passar em branco o Dia do Idoso (comemorado no Brasil no dia 1º de outubro). “Com grande satisfação, realizamos pela terceira vez este evento que conta lindas histórias de pessoas que nasceram ou escolheram nossa SJB para morar. Conhecidas pelo seu trabalho junto à comunidade ou, simplesmente, por serem dignas de reconhecimento”, destaca o presidente da Câmara, Aluizio Siqueira, ressaltando que o evento será animado pelo cantor Edmar Ferreira e terá algumas surpresas. 

Lista dos homenageados e os respectivos vereadores:

·      Moacyr Alves Rangel (Alex);
·      Adegildo Alves Lopes (Aluizio);
·      Élio Abreu (Kaká);
·      Hélvio Rosário Barbosa (Elísio);
·      Arlete dos Santos Russo Barros (Eziel);
·      Ciro Alvarenga (Franquis);
·      Marilton Manhães Pinheiro (Jonas);
·      Salvador Inácio das Chagas (Ronaldo);
·      Silvina Maria Machado (Soninha).

Ascom SJB

Na sessão da Câmara de São João da Barra desta terça-feira, 20, o plenário aprovou o requerimento proposto pelos vereadores Alex, Aluizio, Ronaldo e Sônia que solicitaram ao Executivo, em conjunto, o início do programa de transferência de renda “Viver Melhor” com a liberação do crédito às famílias já cadastradas. Lembrando que no último dia 26 de agosto, a Câmara aprovou a alteração do nome do programa de transferência de renda “Cartão Cidadão” para “Viver Melhor”, cujo valor passaria de R$ 230,00 para R$ 250,00, segundo o teor da matéria.

— Muito já nos foi cobrado. E nós vereadores estamos reivindicando o Cartão Viver Melhor. Famílias precisam deste benefício e o comércio precisa de movimento. Eu estou do lado da população e fiscalizando — destacou o presidente da Casa, Aluizio Siqueira.

Saúde- O vereador Alex Firme requereu à Secretaria de Saúde a aquisição de dois aparelhos de ultrassonografia para o centro de emergência da sede. “A população vem sofrendo muito com a ausência destes aparelhos e passando por grandes dificuldades, devido à falta de planejamento. A saúde necessita de melhorias”, explicou o vereador.

Atafona Praia Clube- O presidente da Casa Aluizio Siqueira solicitou por meio de indicação à Prefeitura, a retirada dos entulhos e limpeza do local, onde, recentemente, foi demolido o Atafona Praia Clube, 2º distrito. Ele sugeriu, ainda, a construção de uma praça completa no local, a fim de investir no lazer daquela comunidade.

Para o 5º distrito do município, o vereador Franquis Arêas requereu à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que junto com a operadora telefônica Vivo coloque torres de transmissão e recepção nas localidades de Pipeiras, Sabonete, Mato Escuro e Quixaba.  Ainda para o 5º, o vereador propôs a construção de uma quadra para Barra do Jacaré.

Qualidade de vida- Em conjunto, os vereadores Alex Firme e Aluizio Siqueira indicaram o retorno do projeto de natação, hidroterapia e hidroginástica na piscina do Ciep Glads Teixeira, com o propósito de auxiliar aos idosos e crianças portadoras de necessidades especiais.

Ainda na sessão desta terça-feira, as comissões de Justiça e Redação, e Finanças e Orçamento deram parecer favorável ao projeto de lei nº 040/15, criado por Aluizio Siqueira, que permite às servidoras do Legislativo, o direito de faltar um dia de trabalho para realizar exames preventivos e diagnósticos do câncer de mama. A matéria foi lida e encaminhada às comissões na sessão da última terça-feira, 13, onde o presidente, ainda, pleiteou ao prefeito José Amaro Martins de Souza (Neco) o mesmo benefício para servidoras da Prefeitura.



Fotos: Ana Carolina Lopes
Secom SJB

Os alimentos, utilizados para merenda escolar, serão distribuídos para as 40 unidades escolares do município.

O prefeito de São João da Barra, José Amaro Martins de Souza, Neco, assinou nesta terça-feira, 20, o contrato de aquisição de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar com os cinco grupos vencedores da Chamada Pública. Os alimentos, utilizados para merenda escolar, serão distribuídos para as 40 unidades escolares do município.
A cerimônia ocorreu no Gabinete e contou com a presença da secretária de Educação, Leide Cristina Fernandes Soares e a responsável técnica pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no município, Jacqueline Andrade. A aquisição dos alimentos da agricultura familiar vai em encontro à lei nº 11.947, sancionada em 2009.
“A lei informa que no mínimo 30% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) no campo de ação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), deverão ser utilizados na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações”, ressaltou Leide Cristina.  
Durante o encontro com o grupo, o prefeito Neco pediu organização e dedicação na entrega dos alimentos.
“Peço que se cumpram os prazos para que os alunos da rede municipal não sejam prejudicados. Estamos sempre atentos e visando o melhor para os nossos estudantes e queremos formar uma grande parceria onde todos saem satisfeitos”, disse. 


Secom SJB
Ação integra a programação do Outubro Rosa e acontece nesta quarta-feira, com saída às 9h, da Praça Santo Antônio.

Com a finalidade de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, as secretarias de Saúde, Educação e Cultura e de Assistência Social e Direitos Humanos de São João da Barra promovem, nesta quarta-feira, 21, uma caminhada visando fortalecer no município a “Campanha Outubro Rosa”. A saída está programada para as 9h, na Praça Santo Antônio.  
“Mesmo contando com diretores de escolas, assistentes sociais, agentes de saúde, demais funcionários municipais e alunos do Ciep e da Escola Domingos Fernandes da Costa, todos estão convidados a participar da caminhada que tem como tema: A luta contra o câncer de mama”, comentou a secretária de Saúde, Denise Esteves, solicitando aos participantes que compareçam vestidos de peças de roupa nas cores rosa ou branca.
Segundo a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Swany Gomes Pessanha, a ideia é alertar e sensibilizar a população sobre os cuidados com a saúde visando uma melhor qualidade de vida. “Sairemos da Praça de Santo Antônio, passando pelas ruas Quintino Bocaiuva, Joaquim Thomaz de Aquino Filho, Praça São João Batista, São Benedito, retornando para Praça de Santo Antônio”, informou, ressaltando que durante o percurso os moradores poderão tirar dúvidas com os profissionais que estarão nas ruas.
Outras ações: A Prefeitura, através da secretaria de Saúde, implantou o Calendário da Mulher objetivando estimular não só a prevenção do câncer de mama como de outras doenças, através da Caravana Rosa, iniciada nesta terça-feira, na sede do município. O projeto é desenvolvido pelo Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (PAISMCA) com apoio da empresa Sanjoanense Campostur e do Grupo Thoquino. Nesta quarta-feira, dia 21, a ação acontece em Cajueiro e, no dia 23, em Atafona e Grussaí. No dia 26 será a vez de Barcelos. Mato Escuro e Açu recebem o projeto no dia 27.  
Também relacionada ao Outubro Rosa, uma palestra socioeducativa foi realizada pela secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos nesta terça-feira, 20, no Centro de Referência da Assistência Social de Grussaí.


Secom SJB

!-- -->