Banda Maluca pelas ruas da cidade no domingo

Leandro Caldas | 16:57 | 0 comentários

Tradicional atração da festa de Momo em São João da Barra, a Banda Maluca desfila no domingo, a partir das 13h. Há 78 anos a agremiação carnavalesca promove um carnaval alternativo pelas ruas centrais levando alegria, diversão e entretenimento para os foliões.

Fundada em 1938, a Banda Maluca é uma invenção local, composta por dezenas de pessoas das mais variadas profissões, onde rareiam os músicos, que levam instrumentos novos e velhos, em uso ou desuso e cada qual toca como pode, ou como sabe. Os sons saem confusos, enquanto espocam os pratos, rufam os tambores, batem os bumbos, tudo na maior confusão, tudo na mais lírica forma carnavalesca.

Segundo o escritor Célio Aquino, a Banda Maluca se reuniu pela primeira vez em um sobrado localizado na Rua dos Passos, onde funcionou a Alfaiataria de Chico Oliveira. “Na época à frente da banda o carnavalesco Amédio Venâncio da Costa, seguido por Coriolano Henriques, Domingos Bacalhau, Maneco Cintra, Agenor de Souza Pinto, Esio Germano, Juvenil Azevedo, entre músicos da Banda União dos Operários”, relembrou.

De acordo com o atual maestro da Banda Maluca, Fabrício Berto, o apoio da prefeitura de São João da Barra, por meio da secretaria de Turismo Esporte e Lazer, é fundamental para manter a tradição do carnaval. “Foi por meio da prefeitura que conseguimos os músicos de instrumentos de sopro essenciais para apresentação dos dobrados carnavalescos”, comentou Fabricio, acrescentando que a Banda Maluca é uma instituição sem fins lucrativos que visa proporcionar alegria, diversão e entretenimento para os foliões sanjoanenses.

Como acontece todos os anos, além do desfile pelas ruas centrais, a Banda Maluca visitará seis residências, onde serão recepcionados com coquetel. “A concentração será às 13h, na Praça de Santo Antônio, e a primeira casa a ser visitada é a do Casal Caçulinho e Maurícia”, informou o maestro, que vestirá a farda de almirante de esquadra de seu saudoso avô Manoel Rangel da Silva (Ezinho) para assumir o lugar de maestro, enquanto os músicos vestirão tênis branco, calça branca, camiseta branca e um quepe vermelho.

História - O maestro Amédio Venâncio da Costa conhecido como “Amédio Maria” ficou à frente da banda desde sua fundação até o ano de 1959, quando passou a regência da banda para o maestro Ezinho, que entrou na banda como músico em 1942.

Fonte: Secom - SJB


Category:

0 comentários

!-- -->