Grussaí é homenageadas pela Câmara de SJB

Leandro Caldas | 17:22 | 0 comentários

Terceiro distrito de São João da Barra e com uma população estimada em oito mil habitantes, Grussaí é uma praia que recebe muitos turistas no verão. E desta vez, foi o local escolhido pela Câmara de Vereadores para ser homenageado no projeto “Câmara Cultural”, aberto na noite desta quarta-feira (16). Mostra de fotos e doces típicos e curiosidades sobre a praia fizeram parte da programação, que incluiu música ao vivo com a dupla Thiago Alves e Dani Novelli, moradores de Grussaí.

— Grussaí é a porta de entrada do nosso município, a menina dos olhos no quesito verão. É também onde está instalado o Sesc Mineiro, que divulga o município de SJB para todo o Brasil — destacou o presidente da Câmara, Aluizio Siqueira, lembrando que o projeto Câmara Cultural homenageando os distritos começou nesta legislatura e já passou pelo 5º Distrito, Barcelos, Cajueiro e Degredo.

O destaque do evento ficou por conta de um bate-papo que passeou por diversos assuntos relacionados ao balneário. Participaram da conversa: o comerciante, Jorge Luiz Ferreira; o representante da Igreja Católica, Iraldo da Cruz; o empresário Gersen "Gás"; a presidente do Centro Pró-estudantil de Grussaí (Cepeg), Renata Nunes; o professor Fábio Pedra; o morador Chico Carpinteiro e as representantes do Colégio Estadual Admardo Alves Torres, a professora Edlane Cruz; a diretora-geral Silvana Azevedo Werneck e a diretora adjunta Andrea Abreu.

Entre os aspectos históricos, seu Iraldo destacou a relação entra a religião e o desenvolvimento de uma comunidade. "A igreja é sempre o núcleo de formação de uma população e não foi diferente com Grussaí", explicou Iraldo, que também comentou sobre a construção das igrejas de Nossa Senhora Aparecida e São Benedito.

Dentre as várias escolas de Grussaí, o Admardo Torres é referência e hoje recebe alunos de várias cidades brasileiras, em função dos pais que vêm trabalhar no Porto do Açu. “Temos alunos de Tocantins e até do Pará”, disse a professora Edlane.

Na cultura, o Cepeg sempre se destacou e foi lembrado pela mesa com carinho. “O Cepeg é uma fábrica de talentos”, ressaltou Renata, lembrando que a entidade vem passando dificuldades por falta de verba e sede própria. Os participantes também ressaltaram a importância do comércio para a economia de Grussaí.

A exposição do “Câmara Cultural” fica em cartaz até o dia 23, podendo ser apreciada pela comunidade sempre de 8h às 17h. Excepcionalmente no dia 17, a visitação será de 8h às 12h.

Fonte: CMSJB
Fotos: Karol Oliveira







Category:

0 comentários

!-- -->