O Porto do Açu concluiu neste mês a montagem de dois guindastes MHCs para o Terminal Multicargas (T-MULT). Inicialmente, os guindastes estão em fase de comissionamento movimentando bauxita, mas poderão ser utilizados para todo tipo de carga e operação. A montagem levou cerca de um mês. Fabricados na Alemanha pela empresa Terex/Gottwald, os guindastes foram adquiridos pela Prumo no final do ano passado. O investimento total foi de R$ 26 milhões.

Os equipamentos estão sendo utilizados no 3º carregamento de bauxita no terminal, que foi iniciado ontem. Nesta fase, estão sendo verificados os processos e realizados os ajustes necessários no software do equipamento junto a fábrica na Alemanha.

Os guindastes são utilizados para elevação e movimentação de cargas dos navios e pátios de armazenagem por meio de uso de caçambas próprias para movimentação de granel sólido. Também podem operar para carga geral e contêineres e possuem gancho para movimentação de carga de projeto com condição de ser rotacionado para maior flexibilidade nas operações.

Os guindastes pesam, juntos, cerca de 800 toneladas e possuem um alcance de lança de 46 metros cada. A capacidade de içamento de carga do guindaste é de até 100 toneladas. Com a utilização dos guindastes, a capacidade de movimentação de carga entre o pátio de estocagem do T-MULT e o navio será ampliada em, no mínimo, 30%.

Sobre o T-MULT
Com 2 berços instalados em 500 metros de cais, o T-MULT tem capacidade para movimentar 4 milhões de toneladas por ano (entre granéis sólidos e carga geral). Com 14,5 metros de profundidade, o terminal pode receber navios Panamax.

O parque de equipamentos do terminal contará com 2 guindastes MHC, 2 empilhadeiras de pátio, 2 moegas com capacidade nominal de 360 toneladas por hora cada e 2 balanças rodoviárias.

O Porto do Açu possui contrato com a Votorantim Metais, que prevê a movimentação de 300 mil toneladas por ano de bauxita e coque. No total, o T-MULT deve movimentar 2 milhões de toneladas de bauxita por ano.

Com possibilidade de expansão para 1.200 metros de cais, o T-MULT também irá operar carvão, clinquer, fertilizantes, rochas ornamentais, contêineres e veículos, além de contar com acesso ferroviário no futuro.

Fonte: Imprensa Prumo


Terceiro distrito de São João da Barra e com uma população estimada em oito mil habitantes, Grussaí é uma praia que recebe muitos turistas no verão. E desta vez, foi o local escolhido pela Câmara de Vereadores para ser homenageado no projeto “Câmara Cultural”, aberto na noite desta quarta-feira (16). Mostra de fotos e doces típicos e curiosidades sobre a praia fizeram parte da programação, que incluiu música ao vivo com a dupla Thiago Alves e Dani Novelli, moradores de Grussaí.

— Grussaí é a porta de entrada do nosso município, a menina dos olhos no quesito verão. É também onde está instalado o Sesc Mineiro, que divulga o município de SJB para todo o Brasil — destacou o presidente da Câmara, Aluizio Siqueira, lembrando que o projeto Câmara Cultural homenageando os distritos começou nesta legislatura e já passou pelo 5º Distrito, Barcelos, Cajueiro e Degredo.

O destaque do evento ficou por conta de um bate-papo que passeou por diversos assuntos relacionados ao balneário. Participaram da conversa: o comerciante, Jorge Luiz Ferreira; o representante da Igreja Católica, Iraldo da Cruz; o empresário Gersen "Gás"; a presidente do Centro Pró-estudantil de Grussaí (Cepeg), Renata Nunes; o professor Fábio Pedra; o morador Chico Carpinteiro e as representantes do Colégio Estadual Admardo Alves Torres, a professora Edlane Cruz; a diretora-geral Silvana Azevedo Werneck e a diretora adjunta Andrea Abreu.

Entre os aspectos históricos, seu Iraldo destacou a relação entra a religião e o desenvolvimento de uma comunidade. "A igreja é sempre o núcleo de formação de uma população e não foi diferente com Grussaí", explicou Iraldo, que também comentou sobre a construção das igrejas de Nossa Senhora Aparecida e São Benedito.

Dentre as várias escolas de Grussaí, o Admardo Torres é referência e hoje recebe alunos de várias cidades brasileiras, em função dos pais que vêm trabalhar no Porto do Açu. “Temos alunos de Tocantins e até do Pará”, disse a professora Edlane.

Na cultura, o Cepeg sempre se destacou e foi lembrado pela mesa com carinho. “O Cepeg é uma fábrica de talentos”, ressaltou Renata, lembrando que a entidade vem passando dificuldades por falta de verba e sede própria. Os participantes também ressaltaram a importância do comércio para a economia de Grussaí.

A exposição do “Câmara Cultural” fica em cartaz até o dia 23, podendo ser apreciada pela comunidade sempre de 8h às 17h. Excepcionalmente no dia 17, a visitação será de 8h às 12h.

Fonte: CMSJB
Fotos: Karol Oliveira







A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta terça-feira (15/12), em segunda discussão, o projeto de lei 1.116/15 do deputado Geraldo Pudim (PR), que estabelece preços mínimos para produtos das atividades agrícolas voltadas para os setores de açúcar e álcool - sucroalcooleiros.

Pelo texto, o governo deverá garantir os preços por meio de medidas como a compra de produtos pelo valor mínimo fixado, entre outras. O projeto prevê a criação de uma comissão executiva para regulamentar as condições estipuladas pela norma a cada safra.

Pudim explica que a proposta pretende diminuir o impacto da crise que afeta a cadeia produtiva do setor após o fechamento de diversos postos de trabalho, principalmente no Norte Fluminense. “A região possui mais de oito mil pequenos produtores de cana, uma agricultura praticamente familiar, e se não houver por parte do poder público a garantia de um preço mínimo, eles podem não ter nenhum tipo de ganho, provocando uma falência total”.

O texto seguirá para o governador Luiz Fernando Pezão, que terá 15 dias úteis para decidir pela sanção ou veto.

Fonte: Alerj, Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro


Iniciar a elaboração do Plano Municipal de Cultura de São João da Barra. Esse foi o objetivo do encontro realizado nesta quarta-feira, 16, no Cine Teatro São João. A reunião contou com a participação do dinamizador da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Fernando Chagas, que veio ao município para orientar a confecção do documento. Participaram do encontro agentes culturais das mais diversas manifestações espalhadas pelo município.

A secretária de Educação e Cultura Leide Cristina Fernandes Soares observou a necessidade das discussões de políticas públicas relativas à cultura, principalmente no caso de São João da Barra, berço de artistas e celeiro de diversas manifestações culturais. “Este é um importante momento para iniciarmos essa discussão. Recentemente, implementamos o Plano Municipal de Educação e, agora, o município está tendo a oportunidade de discutir o Plano Municipal de Cultura”, destacou a secretária.

Eleito representante da região Norte Fluminense no Conselho Estadual de Cultura no mês passado, o sanjoanense Bruno Costa ressaltou que o momento é de modificar a estrutura da cultura no município. “Muitas vezes a gente não conhece as próprias manifestações de cultura do município. Há pouco tempo fui saber que o Açu, no 5º distrito, já teve grupo de Mana-chica e há interesse de resgatá-lo”, observou Bruno.

O dinamizador da secretaria de Estado de Cultura Fernando Chagas, antes de apresentar a forma como o processo de elaboração do Plano Municipal de Cultura pode ser desenvolvido, salientou que o documento será, “no futuro, a ferramenta para desenvolver as atividades culturais”. Já a coordenadora de Cultura de SJB, Jurema Vieira, destacou a sensibilidade do prefeito José Amaro Martins de Souza, Neco, em permitir e possibilitar que o encontro para discussão do plano saísse do papel. Também estiveram no encontro representantes do Conselho Municipal de Cultura.

O Plano Municipal de Cultura é um documento que vai nortear o poder público na formulação das políticas culturais. Estabelece a organização, desenvolvimento e direcionamento das verbas para a Cultura.

Fonte: SECOM - SJB


A Câmara de São João da Barra realizou duas sessões nesta terça-feira (15), sendo a última para apreciar o projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2016, aprovado por unanimidade e na íntegra. A receita prevista para o próximo ano é de R$ 451.491.335,07. Na primeira sessão, foram aprovados os projetos de lei nº 046/15, que institui o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) dos servidores públicos, e 047/15, que trata do órgão gestor do regime.

O RPPS recebeu duas emendas, sendo todas propostas pelos nove parlamentares. A primeira corrige um erro de digitação que havia no texto e a segunda passa a especificar a data em que a lei entrará em vigor; no caso, a partir do primeiro dia útil do mês seguinte aos 90 dias posteriores a sua publicação, mantendo-se nesse período o recolhimento das contribuições devidas e a vinculação ao INSS.

O projeto 047/15 recebeu três emendas também dos nove edis. Não poderão integrar os Conselhos e a Junta de Recursos, concomitantemente, cônjuges; companheiros ou parentes em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive da autoridade indicante; prefeito; vice-prefeito; vereadores; presidente e vice-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de SJB. A outra emenda diz respeito à composição do conselho administrativo do instituto (havendo empate na indicação dos membros, será escolhido o de maior idade). A última emenda passa a mencionar o nome de um cargo não citado no texto original. 

Recesso – A partir de amanhã, o Legislativo dá início ao recesso parlamentar e a próxima sessão ordinária está marcada para o dia 16 de fevereiro. Durante o recesso, a Câmara não realiza sessões ordinárias, mas as demais atividades da Casa acontecem normalmente. Entre os dias 16 e 23 deste mês, será realizado o projeto “Câmara Cultural”, que vai homenagear Grussaí. A mostra ficará aberta ao público todos os dias (menos sábado e domingo), das 9h às 17h. Excepcionalmente no dia 17, a visitação será até as 12h.  

Fonte: CMSJB
Fotos: Karol Oliveira



Na próxima quarta-feira, dia 16, acontece no Cine Teatro São João uma reunião para discutir a elaboração do Plano Municipal de Cultura de São João da Barra. Na ocasião, vai estar presente Fernando Chagas, dinamizador da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, para orientar a confecção do documento. O encontro será das 9 às 16h.

A reunião é aberta ao público e terá a participação de entidades culturais, além de representantes dos poderes Legislativo e Executivo. Depois de elaborado e aprovado pela Câmara Municipal, o Plano Municipal de Cultura terá validade por 10 anos. Ao todo são cinco encontros até que o documento esteja pronto, o que deve acontecer até abril de 2016.

– É muito importante a participação da sociedade na elaboração do plano, pois ele vai conduzir o tratamento da cultura por um período longo. Agora é a hora de colocar no papel e transformar em lei tudo que almejamos para a cultura sanjoanense – declarou Jurema Vieira, coordenadora de Cultura de São João da Barra.

O Plano Municipal de Cultura é um documento que vai nortear o poder público na formulação das políticas culturais. Estabelece a organização, desenvolvimento e direcionamento das verbas para a Cultura.

Fonte: Secom - SJB

 
Desta vez, a Câmara de São João da Barra vai homenagear o balneário de Grussaí, no projeto “Câmara Cultural”, que começa nesta quarta-feira (16), às 19h, com mostra, peça teatral e música ao vivo com Thiago Alves e Dani Novelli. O público vai conhecer a história de Grussaí por meio de fotografias e exposição sobre a cultura local. Com entrada franca, o evento inicia o recesso parlamentar e segue em cartaz até o dia 23, podendo ser apreciado pela comunidade sempre de 8h às 17h. Excepcionalmente no dia 17, a visitação será de 8h às 12h.

Desta vez, o “Câmara Cultural” passeará pelos costumes, ritos e mitos de Grussaí. Contará detalhes sobre os festejos religiosos e economia, além de debater sobre o esporte, celebrações, educação e turismo. Um dos assuntos abordados será o crescimento do comércio e a história do Sesc Mineiro, que tanto colaborou com o turismo do município. O trabalho do Centro Pró-estudantil de Grussaí (Cepeg) também será enfatizado.

— É com muita honra que homenageamos Grussaí, um dos nossos cartões postais. Uma história tão linda e uma comunidade tão amada. Este evento visa aproximar a sociedade da cultura sanjoanense e nos levar a aprender mais sobre cada localidade. Já agraciamos o 5º distrito; em seguida, Barcelos. As localidades de Cajueiro e Degredo também foram lembradas e, agora chegou o momento de Grussaí — destacou o presidente da Câmara Aluizio Siqueira.

Fonte: CMSJB


A Câmara Municipal de São João da Barra sediou nesta quinta-feira (10), a reunião de criação do Conselho Comunitário de Segurança Pública no município, que foi presidida pelo representante do Conselho de Segurança Pública do Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro (ISP-RJ), Romário Bernardo.

Somente uma chapa se inscreveu para compor a diretoria, sendo aclamada vencedora por unanimidade. Ela é formada por: Luiz Rocha (presidência), Leandro Caldas (vice-presidência), Luiz Marcos Cardoso Teixeira (primeira secretaria), Leandro Guilherme Barbosa Barreto (segunda secretaria) e Elisângela Azevedo (diretoria social e de assuntos comunitários).  A ata da assembleia foi feita no próprio local, lida e aprovada por todos.

Também participaram da reunião: o major Aluisio Freitas da Luz, representando o 8º Batalhão de Polícia Militar; o comissário de polícia, Luiz Carlos Ambrósio, representando a 145ª Delegacia de Policia, além dos vereadores Alex firme e Aluizio Siqueira.

Romário explicou a finalidade de um conselho. "Ele é a menina dos olhos do Estado, pois ajuda a planejar ações de segurança pública junto à Secretaria de Segurança Pública, que não tem condições de estar em todos os lugares ao mesmo tempo", explicou. Os representantes das polícias militar e civil também destacaram a importância do órgão. "É um avanço e uma oportunidade de termos contato direto com os anseios da população ", disse o major Luz.

Luiz Rocha, que é advogado e procurador aposentado do Banco do Brasil, destacou que o CCS é um trabalho voluntário. “Por trás dele existe um objetivo, que é contribuir para a segurança pública de nosso município e estamos aqui para trabalhar bastante”, disse Luiz. “Precisamos destacar a importância da participação da comunidade para que possamos fazer um bom trabalho”, observou Leandro Caldas, que é jornalista e empresário.

– Agradeço a escolha do nosso plenário para esta reunião. Muito nos orgulha de estar participando desse momento histórico para São João da Barra – destacou o presidente da Câmara, Aluizio Siqueira. 

Fonte: CMSJB




O coordenador de Atenção Básica em Saúde de São João da Barra, Claudiomar Alves, representou a secretaria municipal de Saúde do município no 2º Seminário de Boas Práticas da Rede Cegonha da Região Norte Fluminense, realizado na última quarta-feira, 09, em Campos dos Goytacazes. Claudiomar, que também é coordenador regional da Atenção Básica, proferiu palestra enfocando o Programa Pré-natal da região Norte Fluminense”.

Com o tema “Redução da mortalidade materna. Quem se responsabiliza?”, o evento foi promovido pelo Grupo Condutor da Rede Cegonha Regional – composto pelas coordenações de Atenção Básica, de Saúde da Mulher e das maternidades dos municípios que compõem a região Norte Fluminense – e aconteceu no auditório do Instituto Federal Fluminense (Iff), Campus Guarus.

Em relação a São João da Barra, Claudiomar Alves explicou que o município está bem situado na Rede Cegonha. “Criamos um grupo condutor municipal de monitoramento, avaliação e planejamento de ações que inclui Vigilância Epidemiológica; Atenção Básica/PSF; Saúde da Mulher; Educação em Saúde; maternidade da Santa Casa, que se reúne a cada dois meses para avaliar o que está acontecendo e reunir novas sugestões”.

Rede Cegonha é uma estratégia do Ministério da Saúde que visa implementar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.
 
Fonte: Secom - SJB
 


A localidade de Grussaí, 3º distrito de São João da Barra, será homenageada na Câmara de São João da Barra, em mais uma edição do “Câmara Cultural”, a partir do próximo dia 16, às 19h. Toda sua história será contada e decorada por belas fotografias, além da exposição da cultura local. Com entrada franca, o evento inicia o recesso parlamentar e segue em cartaz até o dia 23.

Desta vez, o “Câmara Cultural” passeará pelos costumes, ritos e mitos de Grussaí. Irá contar detalhes sobre os festejos religiosos e economia, além de debater sobre o esporte, celebrações, educação e turismo. Um dos assuntos abordados será o crescimento do comércio e a história do Sesc Mineiro, que tanto colaborou com o turismo do município. O trabalho do Centro Pró-estudantil de Grussaí, Cepeg, também será enfatizado.

— É com muita honra que homenageamos Grussaí, um dos nossos cartões postais. Uma história tão linda e uma comunidade tão amada. Este evento visa aproximar a sociedade da cultura sanjoanense e nos levar a aprender mais sobre cada localidade. Já agraciamos o 5º distrito; em seguida, Barcelos. As localidades de Cajueiro e Degredo também foram lembradas e, agora chegou o momento de Grussaí— destacou o presidente da Câmara Aluizio Siqueira.

O evento contará com diversas apresentações culturais, incluindo peça teatral e música ao vivo com Thiago Alves e Dani Novelli.
 
Fonte: CMSJB



Nesta quinta-feira (10), às 18h, a Câmara de São João da Barra vai sediar uma reunião a pedido de um grupo interessado em compor uma chapa para a criação do Conselho Comunitário de Segurança Pública em SJB. Na ocasião, serão apresentados os nomes dessas pessoas ao comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Marcelo Freiman; à delegada da 145ª Delegacia de Policia do município, Madeleine Boa Morte e ao representante do Conselho de Segurança Pública do Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro (ISP-RJ), Romário Bernardo. “Esta reunião tem por objetivo formatar o CCS, submetendo os nomes das pessoas que querem fazer parte da diretoria ao ISP”, explicou o advogado Luiz Rocha Pereira da Silva, que é candidato à presidência do conselho.  A reunião é aberta ao público. 

Fonte: CMSJB


Na sessão ordinária desta quarta-feira (9), a Câmara de São João da Barra aprovou o projeto de lei nº 048/15 que concede abono de Natal no valor de R$ 300,00 aos servidores da Câmara. A matéria foi proposta pelo presidente da Casa, Aluizio Siqueira, e aprovado por unanimidade. “Sugeri este abono que, comparado ao último ano, teve R$ 100,00 de aumento e será muito importante para os servidores que tanto se empenham no exercício de suas funções”, destacou Aluizio.

Fonte: CMSJB


Deputados estão engajados na campanha "10 minutos Salvam Vidas", de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, lançada nesta terça-feira (08/12), no Palácio Guanabara. O secretário de Estado de Saúde, Felipe Peixoto, esteve na Alerj esta tarde e apresentou para a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) as propostas da ação. Os parlamentares se comprometeram em reforçar a campanha em suas bases eleitorais. "Essa luta é de todos, da população e dos órgãos públicos. Todas as cidades precisam ser informadas e estarem preparadas para a prevenção e tratamento dos casos", afirmou o presidente da Comissão de Saúde da Alerj, Jair Bittencourt (PR).
 
O secretário explicou que a campanha adotada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) foi baseada na estratégia de controle do Aedes em Cingapura. No estado do Rio, já foram diagnosticados 23 casos de microcefalia, condição rara em que o bebê nasce com o crânio do tamanho menor do que o normal, e as autoridades ainda investigam se os casos têm ligação com o zika vírus. Toda quarta-feira a SES vai atualizar os dados estatísticos.
 
Segundo a Secretaria, o número de óbitos por dengue diminuiu em 2015, foram registrados 0,33 a cada 1000 habitantes, número menor do que em 2014. O secretário garantiu que o estado está preparado para lidar com os casos, mas reforça que todos precisam ajudar na prevenção. "As consequências são graves, precisamos combatê-los antes que se instale uma epidemia", disse o secretário. 
  
Para combater os vírus, o Rio vai aumentar a  frota de carros para agentes de saúde. Serão destinados 170 novos veículos, que serão entregues no dia 21 de dezembro, no Corpo de Bombeiros de Guadalupe, na Zona Norte, às 10h. O secretário solicitou a presença dos deputados nesse ato.
 
Lei ajuda no combate
 
O combate às epidemias também ganhou um forte aliado com a sanção da Lei nº 7110/15, em vigor no estado do Rio, que regulamenta a entrada de agentes de saúde em propriedades públicas e privadas para combater focos de epidemia. De autoria da deputada estadual Ana Paula Rechuan (PMDB), a Lei reforça o trabalho feito pelos municípios, que encontram dificuldade para ações plenas, já que segundo dados recentes, cerca de 90% dos focos estão nas residências, e em média, 30% delas encontram-se fechadas durante as ações de combate.
 
"O combate à dengue precisava desta garantia. A partir de agora os municípios não precisarão mais entrar na Justiça para combater epidemias em imóveis fechados", destacou a deputada Ana Paula.

Veja aqui a campanha lançada no Palácio Guanabara.
Fonte: Alerj - Comunicação Social


Rio de Janeiro, 8 de dezembro - A Prumo informou ontem, em Fato Relevante ao mercado, que recebeunotificação do acionista controlador da companhia com a intenção de iniciar uma oferta pública (OPA) de aquisição das ações em circulação no mercado da Prumo Logística, assim como o cancelamento do registro junto à CVM e a saída do segmento de listagem especial do Novo Mercado.

Na notificação, o controlador estabelece que o preço máximo oferecido será de R$ 1,15 por ação, pago em reais na data da liquidação financeira da OPA. O montante representa um prêmio de 40% sobre a média ponderada por volume do preço de fechamento das ações da companhia na BM&FBovespa ao longo de um período de 90 dias – com término em 4 de dezembro de 2015 (data do último pregão antes do início da carta).

A realização da OPA estará condicionada, entre outros fatores, às aprovações societárias necessárias, ao deferimento do pedido de registro pelos órgãos reguladores e autorreguladores, como a CVM e a BM&FBOVESPA, à aprovação da OPA por determinados credores da Companhia, e a finalização do laudo de avaliação elaborado por um avaliador independente, não sendo possível assegurar, portanto, que qualquer oferta será realizada, os termos  relacionados a tal oferta, ou que o cancelamento de registro da Companhia efetivamente ocorrerá.

Ainda em data a ser definida, o Conselho de Administração da Prumo irá se reunir para (i) indicar 3 instituições que (a) apresentarão propostas para elaboração do laudo de avaliação das ações ordinárias emitidas pela Companhia para a avaliação de seu valor econômico para fins da OPA, e (b) serem incluídas na lista tríplice a ser submetida para consideração dos acionistas da Prumo detentores de ações em circulação, conforme definido pelo Regulamento do Novo Mercado, e (ii) convocar Assembleia Geral da Companhia para que (a) os acionistas detentores das ações em circulação deliberem sobre a contratação de instituição especializada que será responsável pela elaboração do laudo de avaliação das ações de emissão da Companhia, com base na lista tríplice apresentada pelo Conselho de Administração, e (b) deliberem sobre a saída da Companhia do Novo Mercado, a qual estará condicionada a quaisquer termos e condições  aplicáveis à OPA.


Novo CEO
A Prumo também divulgou que José Magela Bernardes assumiu como Diretor Presidente interino da Companhia. Magela é um executivo sênior do acionista controlador, que tem se envolvido diretamente na operação do Porto do Açu.

Por: Imprensa PRUMO


A redação do Jornal SJBarranews entrou em contato com o Secretário de Turismo Jorge Ribeiro para confirmar o que seria uma eventual programação de verão com dias, horários e vários nomes de cantores nacionais, dentre eles, nomes como Wesley Safadão, Pitty e outros. Jorge Ribeiro informou que ele estaria ciente dessa lista, porém alegou ser totalmente falsa, inclusive, mencionando que o show do Wesley Safadão seria um dos mais caros da lista, e que geralmente os shows evangélicos são realizados no Balneário e não na Sede como estaria na suposta programação.

A Prefeitura estaria dando prioridade a outros pontos mais importantes no momento, mais alegou que haverá shows no verão, porém, será feito um minucioso trabalho, onde deverá acontecer uma redução nos gastos para possa se adequar a atual conjuntura financeira do Município.

"Devemos estar nos adequando a realidade do quadro financeiro, não só do Município, mais a nível nacional estamos enfrentando uma crise e temos que nos enquadrar a atual realidade, haverá shows, quem sabe até um desses nomes possam de fato estar se apresentando, mais até o presente momento não estaria nada definido ainda" Jorge Ribeiro.



(A falsa programação do  verão de  São  João da Barra 2016 que tem circulado no WhatsApp e Facebook)

31/12 Sede 23:30 Elba  Ramalho
31/12 Grussai 23:30 Durval Lelis
31/12 Açu 23:30 Pablo
02/01 Grussai 19:00  Imagina samba
02/01  Açu 22:00  Harmonia do samba
03/01  Balneário 18:00 Onze e vinte
09/01  Grussai 19:00 Tomate
09/01  Açu  22:00 Silvano  Sales
10/01  Balneário 18:00 Preta gil
16/01  Grussai 19:00 O rappa
16/01  Açu 22:00  Gaby amarantos
17/01  Balneário 18:00   leonardo
22/01 Sede 21:00 Anjos de resgate
23/01  Grussai 19:00  Luccas  lucco
23/01  Açu 22:00  Turma do  pagode
24/01  Balneário 18:00 Pitty
29/01 Sede 20:30  Lázaro
30/01  Grussai 19:00 Psirico
30/01  Açu 22:00  Wesley safadão
31/01  Balneário 18:00 Zeca pagodinho

 Carnaval

08/02 Sede 23:00 Nosso  sentimento
09/02 Sede 23:00  Alexandre  Peixe
13/02 Sede 22:00 Leo  Santana
14/02  Açu 23:00  Péricles

A atriz Marília Pêra morreu às 6 horas deste sábado em sua casa, na Zona Sul do Rio. A causa da morte ainda não foi informada. Em entrevista ao GLOBO, em setembro, a atriz falou sobre um problema de saúde que a afastou do set de gravações da série “Pé na Cova” por um ano, um desgaste ósseo na região lombar: “Jamais imaginei que isso fosse acontecer. Mas tenho 72 anos, sou ex-bailarina e ex-atleta, é normal. Não tive recomendação de cirurgia. Chega uma hora em que você tem que operar e botar uma prótese ou simplesmente parar e ficar quieta”.

Marília Marzullo Pêra, irmã da também atriz e ex-Frenética Sandra Pêra, foi um dos grandes nomes do teatro brasileiro nas últimas sete décadas. Seu pai, o português Manoel Pêra, era ator e tinha uma companhia teatral no Rio; a mãe, Dinorah Marzullo, era atriz. A avó, Antonia Marzullo, fez vários papéis no cinema. Nascida no Rio, em 22 de janeiro de 1943, estreou nos palcos com apenas 19 dias de vida, numa peça que precisava de um bebê.

Apesar da experiência familiar, enfrentou a resistência do pai não queria que ela seguisse a vida artística. Ela insistiu e entrou para o mundo da dança, onde foi atuante dos 14 aos 21 anos, quando participou dos populares espetáculos de revista. Após convencer o pai, conseguiu um papel em “De Cabral a JK”, de Max Nunes. Foi quando conheceu o ator Paulo Graça Mello, com quem se casou aos 16 anos.

Juntos, se apresentaram no Circo Tihany e, à noite, trabalhavam na boite Plaza, em Copacabana. Encenaram ainda várias peças, como espetáculos infantis do Teatro de Brinquedo. A essa altura, Marília dançava o clássico e o moderno, sabia piano, tinha bons estudos musicais, podia cantar uma partitura à primeira vista, interpretava do lírico à bossa nova e chegou a compor sambinhas com o marido, exímio violonista. Participou da era de ouro dos musicais. Ainda assim, continuava desconhecida.

Aos 18 anos, já era mãe (de Ricardo Graça Mello). Seu primeiro grande papel foi em “Como vencer na vida sem fazer força”, disputado com Elis Regina, em 1964. No ano seguinte, a TV Globo foi inaugurada, e Marília deu início à carreira em telenovelas. A primeira foi “Rosinha do sobrado” (1965), já como protagonista. Na sequência, vieram a primeira versão de “A Moreninha” e, na Tupi, “Beto Rockfeller” (1968).

Paralelamente, conseguia trabalhos cada vez mais sólidos no teatro: “Se correr o bicho pega”, de Oduvaldo Vianna Filho e Ferreira Gullar; “A ópera dos três vinténs”, de Bertolt Brecht e Kurt Weill; “A megera domada”, de Shakespeare; e “Roda viva”, de Chico Buarque, pela qual passou a ser perseguida pela Ditadura.

Em 1969, destacou-se como Mariazinha, uma solteirona virgem, em “Fala baixo senão eu grito”, de Leilah Assumpção, papel que lhe deu o primeiro de três prêmios Molière. O segundo foi com o monólogo “Apareceu a Margarida” (1973), de Roberto Athayde e o terceiro, com “Brincando em cima daquilo” (1984), de Dario Fo e Franca Rame. Logo depois, em 1986, dirigiu e coreografou Marco Nanini e Ney Latorraca em “O mistério de Irma Vap”, que ficou 11 anos em cartaz.

Marília colecionou personagens marcantes. Na TV, entre outros, a Shirley Sexy de “O cafona”, a taxista Noeli de “Bandeira 2” (ambas em 1971), a Rafaela de “Brega & chique” (1987) e a vilã Juliana, na minissérie “O primo Basílio” (1988).

No cinema, depois de uma estreia que não a agradou, em “O homem que comprou o mundo” (1968), de Eduardo Coutinho, persistiu na tela grande. Em 1980, recebeu o prêmio de melhor atriz da Associação dos Críticos de Cinema dos Estados Unidos, pela prostituta Sueli em “Pixote, a lei do mais fraco”, de Hector Babenco. “Isso me abriu as portas do mundo, mas não fui trabalhar nos EUA porque não dominava o inglês”, contava. Entre seus 24 filmes, estão “Bar Esperança, o último que fecha” (1983) de Hugo Carvana, e “Central do Brasil” (1998), de Walter Salles.

Mesmo fazendo TV e cinema, em nenhum momento abandonou os palcos. Foi Dalva de Oliveira, dirigiu uma peça sobre Maria Callas e atuou, cantou e dançou na pele de Carmen Miranda. Por sua atuação em “Mademoiselle Chanel” ganhou o Prêmio Faz Diferença 2006, do GLOBO, e o Shell. Em 2013, estrelou “Alô, Dolly!”.

No ar no seriado "Pé na cova", Marília recentemente participou de "Aquele beijo", em 2011, sua última novela.


Fonte: O Globo



A Câmara de São João da Barra vai promover na próxima quarta (9), às 17h, uma audiência pública para debater o projeto de lei nº 046/15, que institui o Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Públicos do município – assunto que já foi reivindicado pelos vereadores várias vezes durante as sessões. O projeto foi protocolado na Câmara no último dia 24, pela Prefeitura, juntamente com o de nº 047/15, que trata da organização da unidade gestora única do regime.

Após a implantação da lei, a categoria deixará de solicitar benefício previdenciário ao INSS para fazê-lo junto ao instituto municipal. O RPPS trará outros benefícios como: não incidência de fator previdenciário e não sujeição ao teto pago pelo INSS nas aposentadorias. A audiência contará com a presença do presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de SJB (Sispusba), Carlos Eduardo Alvarenga. Representantes da Prefeitura também foram convidados.  

O presidente do Legislativo, Aluizio Siqueira, lembra que a previdência própria é um sonho antigo dos servidores. “A Câmara já aprovou, por diversas vezes, requerimentos solicitando a implantação desse regime próprio de previdência, assim como o plano de saúde, entre outros benefícios. Então, nada mais justo do que uma audiência para discutir o assunto com os servidores públicos, que são os maiores interessados”, destacou Aluizio.

 
Reunião sobre Segurança Pública – Na quinta-feira (10), às 18h, a Câmara vai sediar uma reunião a pedido de um grupo interessado em compor uma chapa para a criação do Conselho Comunitário de Segurança Pública em SJB. Na ocasião, serão apresentados os nomes dessas pessoas ao comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Marcelo Freiman; à delegada da 145ª Delegacia de Policia do município, Madeleine Boa Morte e ao representante do Conselho de Segurança Pública do Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro (ISP-RJ), Romário Bernardo. “Esta reunião tem por objetivo formatar o CCS, submetendo os nomes das pessoas que querem fazer parte da diretoria ao ISP”, explicou o advogado Luiz Rocha Pereira da Silva, que é candidato à presidência do conselho.  A reunião é aberta ao público. 

Fonte: CMSJB



Morreu nesta quinta-feira (3), aos 83 anos, o humorista Tutuca, conhecido por atuar em programas como "A Praça é Nossa", do SBT, e "Zorra Total", da Globo. Ele estava internado desde terça-feira no hospital Barra D'Or, no Rio de Janeiro, após complicações do terceiro AVC (Acidente Vascular Cerebral) que sofreu, há dois anos, e teve uma parada cardíaca. O velório será neste sábado, às 14h, no Crematório do Caju. A morte foi confirmada ao UOLpela família do comediante.

Tutuca, nome artístico de Ulisver João Baptista Linhares, nasceu em 1932 e começou a carreira nos anos 1950. Ficou famoso pelo faxineiro Clementino, dos bordões "Ah, se ela me desse bola" e "Como é boa essa secretária", Chefinho, que implicava com Dona Dadá, e o gay Magnólio, da frase "Bicha não morre, vira purpurina". Também fez parte do elenco do programa "Balança Mas Não Cai", e uma de suas últimas atuações foi no filme "A Guerra dos Rocha" (2008).

Carlos Alberto de Nóbrega, colega de Tutuca no SBT, Tupi, Record e Globo, foi pego de surpresa ao saber da morte do humorista. "Ele estava muito mal. Conheci Tutuca há mais de 40 anos, no programa 'Noites Cariocas', onde Zé Bonitinho e outros personagens surgiram. Convidei-o para a 'Praça', ficou bastante tempo. Depois, ficou doente e pediu para parar. Cheguei a pedir para Chico Anysio levá-lo para a 'Escolinha'. Era um cara muito boa gente. Tremendo profissional, nunca deu trabalho", recorda.

Fonte: Uol Notícias


Um grupo de 30 moradores do reassentamento rural Vila da Terra, incluindo as 15 novas famílias, visitou ontem (dia 30) o Porto do Açu. Eles foram recebidos pela equipe de Sustentabilidade da Prumo no Centro de Visitantes do Porto – Cevispa, onde assistiram ao vídeo institucional da companhia. Em seguida, visitaram a área operacional do porto e conheceram os terminais offshore e onshore, Terminal Multicargas, área de clientes e o Centro de Controle Operacional de Tráfego Marítimo (CCOTM).

Atualmente, 127 pessoas vivem em 53 casas construídas na Vila da Terra. O programa de reassentamento foi desenvolvido pela Prumo em parceria com a CODIN (Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro) e a Prefeitura Municipal de São João da Barra, de acordo com as melhores práticas nacionais e internacionais em reassentamento. Construída na Fazenda Palacete, local indicado pelos próprios produtores rurais, a Vila da Terra possui cerca de mil hectares. Todas as casas são entregues mobiliadas, além de área externa preparada para cultivo, com o solo tratado e adubado.

Fonte: Imprensa Prumo




Matérias relacionadas ao funcionalismo público voltaram à pauta da sessão da Câmara de São João da Barra nesta terça-feira (1º). Em conjunto, Alex Firme, Aluizio Siqueira, Sônia Pereira e Ronaldo Gomes fizeram indicação para que a Prefeitura elabore um projeto de lei a fim de implantar o plano de saúde médico e odontológico para os servidores.

Em outra indicação, Alex solicitou à Prefeitura, a implantação de um estatuto próprio com Plano de Cargos e Salários e benefícios para os servidores atuantes no Programa de Saúde da Família (PSF), Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS), Especialista em Saúde Bucal (ESAUB) e no Programa de Agentes de Combate às Endemias (ACE). Ele também pediu o pagamento do adicional de insalubridade aos agentes comunitários de saúde. “Estes profissionais têm direito a esse benefício por causa das atividades que desenvolvem em suas funções”, disse Alex.

Ronaldo solicitou à Secretaria Municipal de Obras: reforma do telhado do posto de saúde de Grussaí e limpeza e colocação de matéria-prima em frente ao balneário de Atafona. Franquis Arêas pediu uma academia popular para Quixaba. Aluizio solicitou à Prefeitura que intensifique o trabalho de combate ao mosquito Aedes Aegypti, com mutirões de limpeza, carros fumacês e melhoria na estrutura de apoio do pessoal do CCZ, como o uso de crachás por parte dos funcionários do órgão.

Fonte: CMSJB


O assoreamento na foz do Rio Paraíba do Sul será tema de audiência pública na Câmara de São João da Barra na próxima quinta-feira, 03, às 17h. O problema, que já ocorre há algum tempo, traz várias consequências, principalmente aos pescadores de que não conseguem ter acesso ao mar e chegam a correr risco de vida. A audiência foi requerida pela vereadora Sônia Pereira, que foi procurada pelos próprios pescadores que anseiam por uma solução.  

De acordo com a vereadora, o município sanjoanense tem cerca de 1200 pescadores em atividade. No momento, eles estão tendo que deixar seus barcos em Macaé e Vila Velha e se deslocar de ônibus até essas localidades para conseguir pescar. “A pesca é uma atividade que dá pouco lucro, e os pescadores querem voltar a trabalhar aqui em São João da Barra, mas como a boca da barra fechada, eles não podem navegar”, observou Soninha.

Segundo o presidente da Câmara, Aluizio Siqueira, a pesca é a atividade econômica mais antiga do município. “Os pescadores têm passado dificuldades para exercerem o seu trabalho por causa do assoreamento, que vem prejudicando a navegação. Diante disso, a Câmara não poderia deixar de participar desse debate tão importante para o município”, disse.

Para participar da audiência, o Legislativo convidou órgãos como: Colônia de Pesca Z 2 de Atafona, Prumo Logística, Secretaria Municipal de Pesca, Comitê Hidrográfico do Baixo Paraíba, Instituto Estadual do Ambiente, Ministério Público, Capitania dos Portos e o deputado estadual João Peixoto.

Fonte: CMSJB


!-- -->