Orientações aos adeptos de caminhadas e corridas

Leandro Caldas | 14:03 | 0 comentários

Durante o verão os adeptos de caminhas e corridas em São João da Barra terão à disposição todas as orientações necessárias à prática segura e confortável dessas atividades físicas. Sempre às sextas-feiras, a partir das 17h, a secretaria municipal de Turismo, Esporte e Lazer, por meio de uma parceria a secretaria municipal de Saúde, promoverá ações nesse sentido em pontos estratégicos reunindo profissionais das áreas médica e esportiva.

A atuação de professores de Educação Física, médicos, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde dentro do projeto, denominado “Caminhada Orientada”, consiste em passar todas as informações necessárias, como roupas e calçados ideais, pisada adequada, postura, horários mais apropriados para as atividades e aferição de pressão arterial.

Excepcionalmente realizada na segunda-feira, 04 – em decorrência dos festejos de réveillon –, a primeira edição do projeto aconteceu na segunda-feira, 04, na sede do município. O local escolhido foi o início da pista de pedestres no sentido Atafona, às margens da BR-356. Por ser um dos locais mais frequentados por atletas amadores de São João da Barra, o alcance foi grande, de acordo com o subsecretário de Turismo, Esporte e Lazer do município, Adilson Almeida.

– Podemos afirmar que o projeto já teve início sendo um sucesso. Ao longo do verão iremos percorrer outros pontos tradicionais de caminhada e corrida. Na próxima sexta-feira, estaremos nas imediações do Balneário, em Atafona – explica Adilson, ressaltando que a ideia e aperfeiçoar de forma gradativa o projeto, inclusive com inclusão de palestras, e estudar a possibilidade de estendê-lo ao restando do ano.

Praticante de caminhada, o funcionário público João Batista Rocha, que utiliza diariamente a pista entre São João da Barra e Atafona, aprova a iniciativa. “É muito importante, pois existem pessoas que optam por fazer atividades físicas sem passar por um médico ou, ao menos, receber um aconselhamento de um profissional apropriado. Com um projeto como esse, informações e orientações se tornam mais acessíveis”, disse.

Fonte: SECOM - SJB


Category:

0 comentários

!-- -->