Vitória de Hamilton sob investigação em Monza. Massa segura Bottas e é 3º

Leandro Caldas | 08:47 | 0 comentários

Piloto britânico é investigado por irregularidade na pressão dos pneus. Brasileiro herda 3º lugar de Nico Rosberg, após motor do alemão estourar a duas voltas do fim


Lewis Hamilton passeou com sua Mercedes no GP da Itália deste domingo. Líder do campeonato, o britânico largou na pole position, não foi incomodado em nenhum momento e cruzou a linha de chegada com 25 segundos de vantagem para Sebastian Vettel, da Ferrari. Ele ainda contou com a quebra do companheiro de equipe, Nico Rosberg, a duas voltas do fim, para abrir ainda mais no campeonato: 252 a 199 pontos. Quem também se beneficiou com o problema no motor do alemão foi Felipe Massa. O brasileiro, que estava em quarto, herdou o terceiro lugar, mas precisou conter a forte pressão do parceiro de Williams, Sebastian Vettel, para assegurar o lugar no pódio.
Mas a tranquilidade de Hamilton dentro pista contrastou com o semblante de preocupação do piloto e de toda equipe Mercedes fora dela. O motivo: os pneus de ambos os carros do time estavam com a calibragem abaixo do permitido e a equipe foi chamada para dar explicações para a direção de prova. Em aferição feita antes do começo da corrida, os comissários detectaram que os pneus do inglês estavam 0,3 psi (libra força por polegada quadrada) abaixo do limite, enquanto o de Nico, estava a 1,1 psi. O limite de 19,5 psi foi estabelecido pela Pirelli após a polêmica com os estouros de pneus de Vettel e Rosberg na etapa anterior, na Bélgica.
Foi ciente da possibilidade de punição que a Mercedes pediu para Hamilton pisar fundo nas voltas finais, para que ele pudesse abrir mais vantagem para Vettel, evitando a perda da vitória em caso de uma penalidade de até 25s, por exemplo. A dupla da Ferrari foi investigada pelo mesmo motivo, mas os comissários não encontraram irregularidades nos carros de Vettel e Kimi Raikkonen. 
Lewis Hamilton,GP Monza Formula 1 (Foto: AP)Lewis Hamilton recebe a bandeirada da vitória no GP da Itália (Foto: AP)
A corrida
Foi uma largada tumultuada, em razão da Ferrari de Kimi Raikkonen que, alinhava em segundo ter ficado parada no grid. O Homem de Gelo partiu com muito atraso e despencou para a última posição. Hamilton manteve a ponta, seguido por Vettel. Quem se beneficiou com a confusão foi Massa, que pulou de quinto para terceiro. E quem levou o maior prejuízo foi Rosberg, que estava logo atrás da Ferrari do finlandês, precisou desviar e caiu para sexto, atrás também de Bottas e Pérez. Na segunda volta, porém, o alemão da Mercedes se livrou do mexicano da Force India e passou para quinto.
Felipe Nasr aproveitou bem o caos nos primeiros metros, arrancando bem e subindo de 11º para a sétimo. No entanto, o piloto da Sauber tocou na Lotus de Maldonado logo na primeira chicane. Com o choque, ele quebrou a asa dianteira e precisou fazer um pit stop, caindo para a 18ª e última colocação, já que ambas as Lotus abandonaram nas primeiras voltas.
Lá na frente, Hamilton abriu quase seis segundos para Vettel nas primeiras dez voltas, enquanto Massa se sustentava em terceiro com margem segura para Bottas. Lá atrás, Raikkonen escalava rapidamente o pelotão e já aparecia no top 10, em nono. Diferentemente do Homem de Gelo, Nasr tinha dificuldades de ganhar posições e aparecia em 17º.
Williams demora nos boxes e Massa perde posição para Rosberg
Nico Rosberg abriu os trabalhos nos boxes na 19ª volta, em uma tentativa de se antecipar à Williams com o objetivo de desbancar Bottas. O alemão não só ganhou a posição do jovem finlandês como também de Massa, "graças" a mais um lento trabalho dos mecânicos da Williams.
A rodada de pit stops terminou com Raikkonen por pouco não sendo acertado pela Manor de Roberto Merhi na entrada dos boxes. Após as paradas, a classificação era a seguinte: Hamilton liderava com 18s de vantagem sobre Vettel, e Rosberg era o terceiro, seguido por Massa, Bottas, Ricciardo e Pérez. Hulkenberg, Ericsson e o próprio Kimi completavam o top 10. Nasr figurava em 16º.
Com o abismo entre Hamilton e Vettel, as grandes atrações da corrida ficaram por conta da aproximação de Rosberg ao alemão da Ferrari, e pela escalada de Raikkonen na prova. O piloto da Mercedes foi descontando a diferença aos poucos, na busca pela segunda colocação, enquanto mais atrás o finlandês da Ferrari  já aparecia na sétima posição.
Motor de Rosberg estoura na penúltima volta
A duas voltas do fim, o motor de Rosberg estourou e o alemão abandonou a corrida. Quem se deu bem foi Massa, que subiu para terceiro. O brasileiro, no entanto, precisava segurar a pressão de Bottas para repetir o pódio em Monza. 
Mercedes manda Hamilton acelerar: "Depois da corrida nós explicamos"
Lá na frente, Hamilton era ordenado pela Mercedes a acelerar mais, mesmo com imensa vantagem para Vettel. "Depois da corrida explicamos", disse a equipe. Era por que o carro do piloto estava sendo investigado por possíveis irregularidades na pressão dos pneus. O britânico cruzou a linha de chegada com 25s de diferença para o alemão da Ferrari, enquanto Massa recebeu a bandeirada com Bottas em sua cola para segurar a terceira posição. Felipe Nasr terminou em 13º, fora da zona de pontuação. O resultado final do GP da Itália, porém, aguarda a decisão da direção de prova.
Resultado provisório do GP da Itália:
1 - Lewis Hamilton    (Mercedes)    1h18m00s688*
2 - Sebastian Vettel    (Ferrari)    25s042
3 - Felipe Massa    (Williams/Mercedes)    47s635
4 - Valtteri Bottas    (Williams/Mercedes)    47s996
5 - Kimi Raikkonen    (Ferrari)    1m08s860s
6 - Sergio Perez    (Force India/Mercedes)    1m12s783
7 - Nico Hulkenberg    (Force India/Mercedes)    1 volta
8 - Daniel Ricciardo    (RBR/Renault)    1 volta
9 - Marcus Ericsson    (Sauber/Ferrari)    1 volta
10 - Daniil Kvyat    (RBR/Renault)    1 volta
11 - Carlos Sainz    (STR/Renault)    1 volta
12 - Max Verstappen    (STR/Renault)    1 volta
13 - Felipe Nasr    (Sauber/Ferrari)    1 volta
14 - Jenson Button    (McLaren/Honda)    1 volta
15 - Will Stevens    (Marussia/Ferrari)    2 voltas
16 - Roberto Merhi    (Marussia/Ferrari)    2 voltas
17 - Nico Rosberg    (Mercedes)    Motor*
18 - Fernando Alonso    (McLaren/Honda)    6 voltas
- Romain Grosjean    (Lotus/Mercedes)    Abandono
- Pastor Maldonado    (Lotus/Mercedes)    Colisão

G1

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